domingo, 24 de maio de 2009

Opnião


Neste local postarei minhas humildes opniões sobre oque julgar relevante e é o meu diário do blog,afinal de contas!
Ao lado,ato em defesa da PETROBRÁS e do pré-sal,contra os ataques dos privatistas que ocorreu quinta-feira,dia 21 de maio de 2.009 no Centro do Rio.

47 comentários:

  1. ENTRE TANTOS ASSUNTOS,AS OS`S EM PRIMEIRO LUGAR

    OS`S ou OS,essas siglas no caso que estou tratando aqui significam "organizações sociais".A primeira vista organizações sociais nos parece algo bem simpático,lembram organizações da sociedade civil como associações de bairro,sindicatos,organizações de classe,ONG´s e etc.Mais as "organizações sociais"que agora vão atuar nas creches municipais da cidade do Rio de Janeiro,nos postos de saúde da família,no Hospital municipal Raul Gazolla e alguns outros entes do setor público municipal da cidade do Rio de Janeiro não tem nada haver com organizações da sociedade civil,o nome é apenas para despertar simpatia.

    "Organizações sociais privadas",esse é o nome completo que esconde oque realmente são-ONG´s que prestam algum serviço social a qual recebem remunerações de doações,de empresas privadas e agora do setor público municipal.
    Doações?Muitas são legítimas e existem ONG´s...quer dizer OS´s respeitáveis,mais em alguns casos esses "doadores"são políticos e muitos sócios de OS`s ou de empresas que as financiam,empresas que às vezes contribuem para a campanha desses mesmos políticos...

    Todas as empresas financiam OS´s por que tem "responsabilidade social"?Ora,se quizessem ajudar mesmo o fariam em àereas carentes e de graça!Essas OS´s vão tirar dinheiro público para se manter e "arrecadar doações"entre aqueles que ajuda!
    Ué?quem precisa de ajuda não são os necessitados?!
    Pois é,aqueles que nada tem e precisam de ajuda vão financiar as OS`s!


    E afinal,oque essas OS`s vão fazer?!
    Simples,essas OS`S vão fazer "serviços"que a prefeitura tem obrigação de prestar gratuitamente a todos nós cidadãos!!!
    No entanto,as OS`s vão ser muito bem pagas pelo poder público e ainda exigir doações de quem tem o direito de ter o serviço sem nada pagar!!!
    Não vejo aonde a população ganha nisso...

    Isso claro sem falar nos escândalos que muitas dessas OS`s respondem como no Hospital de Acari e nas creches públicas municipais aonde já foram anteriormente adotadas em que recebiam,cobravam da população "taxas de ajuda",não prestavam o serviço e ainda embolçavam algum...

    E no fim parte dos lucros das OS`s pode ser reinvestido em empresas e em campanhas políticas...
    É por isso que apesar de toda a luta que impediu a implantação das OS`s em todo o serviço público municipal,ainda assim empuraram as OS`s goela abaixo aonde deu.Pobres de nossas crianças e agentes de saúde...pobres de nós!

    Todos os vereadores acusados de envolvimento com milícias votaram a favor das OS`s.Coincidência?

    Enquanto isso o prefeito Eduardo Paes posa de "defensor da zona oeste"quando foi derrotado por pouco na sua tentativa de privatizar todo o serviço público no Rio!
    "Duda",nós não esqueçemos!

    ResponderExcluir
  2. ELEITOR DE CENTRO E O GOVERNO POSSÍVEL

    Com o término dos anos de chumbo o povo brasileiro ansiou por mudanças e feitas a partir da esquerda e/ou do trabalhismo,tanto que na eleição pós-Sarney já despontava o favoritismo de Lula(PT) e Brizola(PDT).Naquele momento tínhamos o apoio a grandes mudanças pela maior parte da sociedade brasileira.
    Então pq acabamos elegendo Fernando Collor de Melo?
    Claro,fora o óbvio-o apoio da mídia e do PIB nacional...
    Teria a mídia encucado no povo o repúdio ao esquerdismo e ao trabalhismo?E ela atuou muito bem o fazendo e continua a faze-lo em nossos dias.
    Lula e Brizola foram alvo de todo tipo de preconceito,calúnia e tramoias.
    O eleitorado conservador conseguiu espalhar seu ponto de vista a outras camadas da sociedade.
    Especialmente os militares golpistas recém-destronados puseram sua influência e a caserna de prontidão "contra o perigo comunista".
    Lula e Brizola representariam modelos fracassados que levariam o país a ruína.(como se na era Sarney,nós já não estívessemos lá...)
    A direita capturou aquilo que chamamos de "eleitor de centro",oque não vota por ideologia e assim consagrou Collor.
    Muitos "nacionalistas"votaram em Collor contra "o perigo vermelho de Lula e Brizola"...
    Depois disso recuperar o centro(se é que ele alguma vez simpatizou conosco)tornou-se uma árdua tarefa.
    O plano real e FHC só deram mais força ao pensamento neoliberal vigente que tratou de repelir "o populismo".
    O desastre do governo FHC nos fez recuperar o crédito.
    O povo lembrou que a mídia e "a elite pensante"mentiram.
    Lula voltou com toda a aprovação para a vitória,mais o centro tremeu-ele transformará o Brasil em Cuba?(Cuba no imaginário da direita)
    O centro repeliu Brizola "herdeiro do populismo Varguista que transformou o RJ em terra de marginal"...
    E "Garotinho"...esse sim deu o beijo da morte em Brizola...
    Perderíamos novamente a oportunidade histórica?!
    O centro já flertava com Ciro Gomes e até mesmo cogitou eleger Serra,sucessor de FHC se para isso "tudo não piorasse ainda mais"...
    A faca do PIB nacional já encostava em nossa garganta...quando apareceu José Alencar.
    Um Lula mais moderado,que concordou em um governo possível em vez de nenhum,que concordou em ceder para mudar alguma coisa.
    "Esse"Lula foi eleito pelo "eleitor de centro"sob o olhar da elite vigilante.
    É esse Lula que governa,embora dê passos a esquerda logo é podado e vigiado.Para a elite o PT e o PDT "são os filhos rebeldes da democracia".E como filhos rebeldes de vez em quando "tenquem levar umas palmadas se responderem aos mais velhos".
    O fato é que vencesse Lula ou Brizola,ele seria o governo e não o poder.
    E é preciso conviver com o poder até que se tenha força para repeli-lo.
    Por isso este é um "governo do possível".
    PTismo e trabalhismo podem "fazer acenos ao poder"e quem sabe "converter um ou outro",mais isso não muda a realidade e muito menos sua missão histórica.
    É nessa "democracia burguesa"que vamos mudar oque é possível e formar uma nova geração,maior e melhor que dê novo impulso a libertação do Brasil.
    Trazendo o povo para dentro "do jogo democrático"aos poucos mudamos as regras!
    A lavagem neoliberal se dissipa,ela voltará forte visando 2.010,encontrará eco mesmo depois de desacreditada local e globalmente?
    O eleitor de centro perdeu o medo de bicho-papão ou perdeu o medo de um governo que em parte se dobrou?
    O possível,e fomos além disso,será prova de força ou fraqueza?
    Isso,a história responderá.

    ResponderExcluir
  3. ANDANDO PELO BAIRRO

    Decidi fazer algo simples,porém muito revelador,andei um pouco pelo bairro aonde eu moro-Realengo,na Zona Oeste do Rio de Janeiro.Sei das melhorias que o governo Lula fez mesmo localmente,ali mesmo no bairrinho...bairrinho maior que Copacabana,Ipanema,Leblon e Botafogo juntos é bom dizer...um bairro de classe média baixa com diversas pequenas e médias comunidades.Meu bairro está longe de ser um dos que o governo federal é muito atuante,o PAC nem chegou aqui,mais mesmo assim me reti no simples exercício de listar algumas das conquistas que o Lula deu a este bairro,listei apenas as conquistas aonde tem lá a marquinha "governo federal"ou foram amplamente divulgadas pela imprensa.Isso é pra um bairro aonde o governo Lula não foi tão atuante...imagine se tivesse sido!Oque foi feito pode parecer simples,mais pra quem mora aqui são grandes conquistas!
    -Colégio Pedro II de Realengo com biblioteca comunitária;
    -Início da construção de uma escola técnica de química(CEFET);
    -U.P.A(Unidade de pronto atendimento)de Realengo(em parceria com os governos estadual e municipal);
    -PRONASCI do Batan;
    -Convênio de atendimento pelo SUS em algumas clínicas privadas do bairro;
    -Operação tapa-buraco e recapeamento do trecho da Avenida Brasil;
    -Por exigência federal foram construídos os PSF(Postos de saúde da família)da COHAB e Vila Vintém,
    -Diversas pessoas são beneficiadas pelos programas como Bolsa-família,cozinha comunitária(na R.Carlos Wenceslau),Aqui tem farmácia popular,Brasil sorridente,microcrédito e fora o aumento do salário mínimo e a queda da inflação que almentaram o poder de compra e etc.

    ResponderExcluir
  4. UMA DEFINIÇÃO DE NEOLIBERALISMO

    O neoliberalismo reativou as idéias do darwinismo social.A idéia básica é esta:"Quer gostemos ou não,o mundo é uma selva capitalista.Na sociedade do século XXI,só vencerá quem souber ser competitivo.Os melhores sobreviverão,os fracassados ficarão para trás.Por isso,os governos não devem gastar dinheiro com assistência social,nem dever melhorar a distribuição de renda.Afinal,tirar dos ricos para dar aos pobres não é premiar os fracassados e punir os competentes?"
    As principais medidas e idéias adotadas pelos neoliberais são:
    #Privatização da economia
    As empresas estatais são vendidas para empresas particulares.A justificativa apresentada é:"No total,as empresas tem mais recursos para investir do que os governos.Além disso,os governos administram mal.As empresas privadas são mais modernas,mais eficientes,mais lucrativas e produzem com melhor qualidade."
    #Liberação do mercado
    É a "desregulamentação da economia",ou seja,são eliminadas todas as leis que atrapalham os investimentos e o comércio.Por exemplo,as taxas alfandegárias são diminuídas para que fique fácil importar.Os investidores do mercado financeiro tem plena liberdade para fazer seu capital entrar e sair do país a hora que bem entenderem.A globalização é bem-vinda.
    #Antinacionalismo
    A ajuda do governo as empresas nacionais é considerada prejudicial a economia porque "protege uma empresa ineficiente e impede que o capital estrangeiro,que traz progresso,possa se instalar."
    #Menos impostos
    Os banqueiros e empresários devem pagar menos impostos.O motivo é "que são os ricos que investem na economia.Se eles pagarem menos impostos terão mais capital disponível para investir e gerar empregos.Além disso,lucrarão mais e os lucros são o grande propulsor da economia moderna."
    #Corte nos gastos públicos
    Os governos gastam dinheiro demais.Quando as dívidas se acumulam,os governos aumentam os impostos e emitem papel-moeda,provocando a inflação e sufocando a economia.Além disso,os neoliberais consideram que existem direitos sociais exagerados,que só servem para onerar o Estado.Portanto,o governo deve gastar menos com saúde,educação,ajuda aos desempregados e aposentadorias.

    ResponderExcluir
  5. #Privatização dos serviços públicos
    O ideal é que o governo privatize a medicina e a educação.Assim,as pessoas que queiram médico devem pagar por um plano de saúde.As escolas e universidades serão todas particulares.A previdência social passa a ser um negócio entregue a bancos particulares:as pessoas pagam mensalmente e quando tiverem idade avançada terão direito a aposentadoria.Até os presídios podem ser privatizados:o governo pagaria para que uma empresa particular administrasse as prisões.A justificativa é:"Empresas privadas administram melhor.Gastam menos e oferecem melhores serviços.Os consumidores podem escolher."
    #Flexibilização do mercado de trabalho
    Para que a economia seja dinâmica,é preciso que os empresários tenham mais facilidade para contratar e demitir os empregados.Isso significa que as leis trabalhistas que "protegem demais os trabalhadores e premiam os ineficientes"devem ser eliminadas.Os sindicatos tentarão impedir a abolição de leis sociais.Essa é então uma das poucas funções do estado:combater os sindicatos que "impedem a modernização da economia".
    Nos anos 80 e 90 do século XX,a maioria dos países do mundo adotou essas medidas.Qual foi o resultado?A economia voltou a crescer,as novas tecnologias foram incorporadas a produção,os lucros subiram.Mas também aconteceram muitos efeitos negativos.
    O neoliberalismo não conseguiu evitar as crises.Mesmo nos países mais desenvolvidos houve concentração de renda:os ricos ficaram mais ricos e os pobres mais pobres.As novas tecnologias(robôs,computadores,etc)o crescimento do setor terciário(comércio e serviços)e a diminuição do número de empregos nas indústrias cada vez mais automatizadas ampliaram o desemprego.O desemprego,o corte nos gastos sociais,a abolição das leis trabalhistas e a concentração de renda aumentaram incrivelmente o número de miseráveis mesmo nos países capitalistas mais ricos do mundo.
    Hoje,as calçadas e os becos de subúrbios de Nova York,Londres,Los Angeles e Paris são tomados por centenas de milhares de homeless(moradores de rua).Em Paris,qualquer visitante pode verificar o crescimento das favelas!
    Essa é uma das grandes questões do século XXI.


    -Resumo baseado em texto do livro:Nova História crítica volume 4
    de Mário Schmidt-

    Logo postarei as teses gerais de outros modelos como o social-liberal,social-democrata,socialista,comunista e outros.
    Que ninguém se iniba,reflitam e vejam em que campo realmente estão.
    Eu sou de esquerda mais este texto não é um ataque ao neoliberalismo,é apenas oque prega e terei a mesma crítica aos demais modelos que apresentar,se não houver críticas na fonte,eu mesmo as faço e posto.

    ResponderExcluir
  6. A DEMOCRACIA SE FAZ NAS RUAS E NOS GABINETES

    LULA PARA O POVO:"...vocês tem que cobrar.Se vocês não cobrarem a gente não pode fazer nada."

    É óbvio que uma verdadeira democracia não se faz só com direito universal ao voto,a eleger os governantes.E sim pelo grau de representatividade,o quanto as pessoas comuns podem ser atores principais e não secundários dos processos políticos em curso.Dar a população meios de cada vez mais pautar as políticas públicas e as leis.
    Neste campo plesbicitos,ouvidorias,conselhos são muito bem-vindos e são um primeiro passo.
    Mais o principal é ter um canal aberto entre o eleito e o eleitor.Entre o político e a população.
    Hoje os sites e ouvidorias em que se pode opinar aos governantes já estão amplamente difundidos,lá também se apresentam o trabalho que está sendo desenvolvido por quem você deu seu voto.
    Um Presidente,um Governador,um Prefeito de uma grande cidade com certeza tem inúmeras impossibilidades de comunicação direta com a população total e aqueles que o elegeram.
    Nesse caso o importante é deixarem abertos todos os canais possíveis de comunicação com as pessoas.
    E claro,estar pronto para ouvir críticas e exigências.
    Como diz o Presidente Lula acima:"...vocês tem que cobrar.Se vocês não cobrarem a gente não pode fazer nada."
    A cobrança é benéfica e não só para lembrar ao governante de suas obrigações,ela também serve para darmos a esse governante o apoio para fazer aquilo que precisa e que prometeu,mais que é difícil pois "pressões poderosas"se levantam contra.Contra a manipulação da mídia,o poder do suborno e do dinheiro,um governante só pode contar com o povo nas ruas se manifestando e dando força a luta que será travada.
    A maioria das pessoas é muito individualista ou comodista para estar lá,então o governante só pode contar mesmo com aqueles que tem coragem de levantar a voz e se fazer ouvir.
    A maioria se deixará levar pelo oque diz a mídia,fulano e beltrano pra justificar seu desinteresse.
    Os grupos contrários sabem muito bem distorcer palavras e ações e convencer a maioria a se submeter a seus interesses.
    Por isso todo governante tem duas falas-a oficial(para a imprensa)e a militante(para aqueles que o apóiam).A mídia vive de mentiras,por isso deixemos ela ouvir apenas oque quer,que ela mesma caia no própio engodo.
    Para o povo nas ruas é claro quando oque o governante diz é "pra esfriar os ânimos"e oque é pra convocar o povo a dar respaldo as mudanças que precisa,mais que está sendo acuado para não fazer.
    Quando um governo tem essa sintonia e essa intimidade com a população e os movimentos populares,ele começa a faze-los atores e não espectadores do processo político.
    Por isso uma democracia se faz nas ruas e nos gabinetes e sem essa sintonia nada se muda do dia pra noite.
    Os governantes tem limitações,o povo nas ruas pode dizer oque quiser.
    E o governante realmente empenhado com a democracia legítima sempre procurará ouvir o povo que protesta e exige,mesmo quando discorda.
    O governante sempre que possível deve ouvir e responder as manifestações de massa e ao cidadão comum.
    Quantos deputados e vereadores não abrem seus gabinetes para qualquer um que deseje lhes falar?
    É um compromisso básico com a democracia.
    Porém no Brasil quando um político abre canais com o povo,quando os ouve em suas manifestações é taxado de "populista"."O Lula ouviu os profissionais em greve?Só pode ter sido pra aparecer!
    Oque esse vereador vem falar aqui falar no protesto?,devia é estar trabalhando!
    Mais esse Brizola não toma jeito,eim!Sempre cercado pelo povão!"
    São essas insinuações que descreditam aqueles que querem que o povo tome seu destino as mãos.A obrigação do político é mesmo estar com o povo e não trancafiado no gabinete!
    Quem visa desacreditar tais gestos são justamente aqueles que querem o povo como mero espectador e não como ator no processo político.

    ResponderExcluir
  7. BRIZOLA NÃO É GAROTINHO

    Muitos amigos e membros da esquerda abominam a figura de Leonel Brizola.Eu mesmo tendo muitos pontos divergentes a figura de Brizola,ao trabalhismo,aos CIEP´s e tudo mais.As tensões entre PT e PDT,socialismo e trabalhismo,só almentam mais ainda a confusão e levam-se aos extremos.Brizola sempre foi polêmico,chamar Lula de "sapo barbudo",não é bem um convite a tolerância...mais é por isso mesmo que o admiro.Por dizer oque precisa ser dito,oque pensa,mesmo que eu não concorde com oque ele diz,isso é algo que admiro.Brizola sempre foi um provocador,adorava uma boa polêmica.Sua fala firme e sua pose implacável,o associou muitas vezes a um estilo polêmico de fazer política que uns chamam de "populismo",outros de "demagogia".Alguns chegaram a vê-lo como um puro fascista.É essa figura que vive na mente daqueles que a ele se opõe.
    Ainda não estou certo do quanto de socialismo e oportunismo há no trabalhismo,uma reflexão recorrente a quase toda ideologia que se diz de "esquerda".Mais uma ideologia que prega um estado de bem-estar social,distribuição de renda,garantias de emprego e defesa ao patrimônio nacional se não é socialista,tem grandes convergências.
    Daí a compatibilidade de unir socialistas e trabalhistas contra os "partidos tradicionais","de centro" e de direita que tanto mal fazem ao país.Hoje PT e PDT estão unidos no governo Lula...mais não por que socialistas e trabalhistas gostem...
    Justamente aqueles que mais se dizem "defensores"do legado de seus partidos(PT ou PDT)são os que mais abominam a aliança que acusam de "fisiologismo"-ou seja,o PDT só quer cargos.Afirmam que se Brizola estivesse vivo tal aliança jamais ocorerria!
    Eu não vou especular sobre as decisões de alguém que não está aqui para demonstrar seu ponto de vista.
    Mais entre os "baluartes"da esquerda o ministro Lupi,não passa de um oportunista e que jamais o "PDT legítimo"ou o "PT legítimo"se apoiariam mutuamente.
    Na Nova República houve uma verdadeira "guerra"entre PT e PDT pelos votos de esquerda e tal até hoje deixou sequelas e cicatrizes profundas dos dois lados.
    Em geral para os partidos de esquerda menores "nem PT ,nem PDT prestam".A exceção é o PCdoB,com qual o PT tem sólida aliança e afinidades.
    O irônico é que para denegrir o "outro lado",petistas e trabalhistas usam os mesmíssimos argumentos,que são os mesmos que se hororizam quando são usados contra eles pela direita.O "outro"é "populista",ou "demagogo",e só visa "entorpecer o povo"e ganhar as próximas eleições.
    E ainda sem se dar conta adotam o conceito de "modernidade",tema ilusório,inventado e incentivado pela direita.O "outro",representa "práticas atrasadas de fazer política",são "clientelistas".Ou seja,representam valores ultrapassados enquanto eles são "a esquerda atual(moderna)e autenticamente sintonizada com a sociedade,que representa o Brasil de hoje,enfim o verdadeiro espírito do povo brasileiro".
    E baseados nisso brigam entre si e abrem espaço para a direita e "o centro"ganharem as eleições.
    Nem começo a comentar a visão de PT e PDT sobre a maioria dos partidos menores de esquerda..."estes estão sempre equivocados".

    ResponderExcluir
  8. Vamos crer que então o PT é um partido oportunista e o PDT um bando de fascistas travestidos de esquerda.Esqueçamos suas lutas,história e biografia...
    Ué?Mais seus ideais não tem vários pontos em comum?Não disputam as eleições contra o campo mais conservador da sociedade?
    Ora,PT e PDT tem a obrigação de pôr suas diferenças de lado e honrar seus ideais para avançar o projeto de esquerda!Do que adianta brigar e todos perderem?
    Os partidos menores de esquerda tem obrigação sim de dar respaldo a essa união e apoio para que siga-antes "demagogos"que alimentam o povo dos que os que o matam de fome.
    Depois discutam as diferenças entre trabalhismo,socialismo e marxismo e a sinceridade de seus partidários.
    Depois discutam se preferem Prestes ou Vargas.
    As noções de populismo e demagogia são sempre reais para acusar os outros,mais quando é com eles tal noção não existe e é "invencionisse".Deixem disso!Populismo é a nova versão da direita denegrir jocosamente qualquer político que tome medidas a favor do povo carente!!!
    A direita não queria saber se Vargas era ou não fascista para taxa-lo de "populista",assim como não querem saber se Lula é ou não corrupto para o taxarem do mesmo!
    Deixemos esta concepção e suas variantes fraudulentas!
    No fim toda a balela entre PT e PDT se resume a um crer que o outro é falso em suas intenções.
    A esquerda carioca tem em mente um Brizola que é como Antony Garotinho.Eu tenho pouca idade,não senti na pele e não vivi todos os atos do personagem histórico que foi Leonel Brizola,mais é óbvio que ele não foi um Garotinho!Com tudo oque possa ter feito de errado,Brizola tem uma obra histórica para mostrar e quando governou fez atos de grande relevância.Arregaçou as mãos e não viveu só de politicagem.Se usou o Rio como plataforma política e depois dele todos seguiram o mal exemplo,Brizola dirigiu o estado aplicando seu ideário trabalhista e não apenas fazendo retórica.Garotinho também fez alguma coisa,seu erro principal é se "apropiar de feitos alheios"e mudar para onde ruma o vento.Brizola tem história,ideário e obra,concordemos com ele ou não.
    Quais os ideais de Antony Garotinho?
    Não enxerguemos Brizola pela sombra de alguns de seus "pupilos"tenebrosos que marcaram a vida do Rio como Marcello Alencar,César Maia e o própio Garotinho,entre tantos outros.
    Eles estiveram longe...muito longe do que foi Brizola.
    Não há sentido em caminharmos em lados opostos e com nossa divisão enfraquecermos todas as lutas dos movimentos populares!
    Nos unamos contra o inimigo comum ao qual estamos de acordo-representa o pior da vida política brasileira.
    Depois nós vemos quem representa oque,depois que o ambiente político já estiver bem mais iluminado sem as trevas das políticas neoliberais e criminalizadoras da pobreza.

    ResponderExcluir
  9. ANTES UM "DIREITISTA" COMO AHMADINEJADI QUE UM "ESQUERDISTA" COMO MOUSAVI

    Chega a ser ridícula a postura da mídia e líderes ocidentais questionando a reeleição do Presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad.Não pretendo me estender muito agora sobre o assunto por que tenho outros compromissos,mais prometo voltar a aborda-lo mais profundamente depois.Os "líderes ocidentais"no qual estão incluídos o vice-presidente americano Biden,o chanceler francês Bernard Kouchner e o o ministro das Relações Exteriores alemã Frank-Walter Steinmeier se baseiam em premissas falsas do candidato derrotado Mirhossein Mousavi.Vamos a algumas dessas premissas:
    1)As eleições no Irã não são sérias e legítimas.
    -Interessante ao ver que Mousavi o tempo todo fez parte deste sistema e sempre que se elegeu foi por ele.Por que quando através deste mesmo sistema que diz ser fraudulento obteve vitórias ele não as questionou?Ou seja,quando ele vence o sistema presta,agora quando perde é uma fraude...
    2)Há um grande protesto no Irã contra o resultado
    -Oque há é um grande golpe de Mousavi apoiado pela C.I.A.Mousavi não está questionando o resultado,ele responde a inúmeros processos de corrupção no Irã e só não fora preso antes por que tinha "imunidade parlamentar"e claro,"mui amigos".Está é atacando o sistema judicial do país que está na sua cola e não é controlado por Ahmadinejad,se alguém pode influir é o conselho de Guardiões,o mesmo que quando o declarava vitorioso em eleições passadas era legítimo e agora é uma fraude.A suposta "grande revolta que assola a capital Teerã"reuniu cerca de 2.000 pessoas.Enquanto isso mais de 10.000 festejavam a vitória de Ahmadinejad em Teerã.
    3)O resultado é fraudulento pois Ahmadinejad venceu em Teerã,reduto de Mousavi.
    -Isso só prova do quanto Mousavi foi uma farsa e uma fraude que enganou apenas os midiotas ocidentais.Desde o início as pesquisas sempre apontaram Mousavi com cerca de 30% dos votos e Ahmadinejad com cerca de 60%.Como então Mousavi pode se declarar vitorioso numa votação que desde as pesquisas e depois nas apurações sempre deu larga vantagem a Ahmadinejad?!

    ResponderExcluir
  10. 4)Os manifestantes foram "violentamente reprimidos".
    -Como uma minoria pode se achar no direito de impor seu candidato ao resto do país?Eram golpistas e quiseram dar um golpe.Trouxa é quem tava no meio acreditando que era um movimento reivindicatório...
    5)Os comunistas iranianos apóiam Mousavi,oque o torna um candidato de esquerda
    -Os comunistas iranianos acham que estão na Rússia Tzarista e Mousavi seria o novo Kerenski.Um grande erro,a vitória de Mousavi não poria fim ao regime teocrático e qualquer mudança mais laica que fizesse teria um alto preço-a contrapartida em medidas neoliberais.Mousavi é um neoliberal,durante toda a campanha pregou propostas liberais de "defesa da propiedade privada e livre-mercado".Entregar o Irã a um neoliberal seria o total descrédito dos comunistas iranianos e em nada derrubaria a teocracia.A esquerda em todo mundo sabe disso,tanto que Chávez torceu por Ahmadinejad e Lula e o C.N.A africano o preferiram embora não entusiasmados.
    6)Alega-se que Ahmadinejad venceu na região de Tabriz com 57%,porém é a terra natal de Mousavi aonde sempre teve larga vantagem eleitoral.
    -Mousavi ter ampla votação em sua terra natal é compreensível,mais aonde isso demonstra rejeição a Ahmadinejad?Quem garante que entre Mousavi e Ahmadinejad,não preferiram o segundo desta vez?A verdade é que o capital político de Mousavi em sua terra natal já estava arranhado,lá é o centro dos escandalos de corrupção que envolvem seus aliados.E também é uma região petrolífera que recebeu muitos investimentos da estatal do setor,esta gerida por Ahmadinejad como presidente oque com certeza lhe rendeu mais votos de que o de costume na região.Até mesmo pela força regional de Mousavi,todos os descontentes com sua figura na província manifestaram votando em Ahmadinejad.Mousavi já foi eleito ou tentou em tempos recentes a um cargo regional em Tabriz?Alguma pesquisa recente aferiu sua popularidade local?Na última eleição,os habitantes de Tabriz teriam votado pesadamente em Ahmadinejad contra seu concidadão, Mir Hossein Mousavi.

    ResponderExcluir
  11. 7)Em 1997, 70% da população votou no reformista Mohammad Khatami. Em 2000, os reformistas venceram as eleições parlamentares também por larga margem. Em 2001, Khatami recebeu 78% dos votos em sua reeleição. Em todas as eleições passadas os indícios são de que os conservadores tinham algo entre 20 e 25% dos votos no país. Há uma única exceção: o pleito que levou ao poder Mahmoud Ahmadinejad, em 2005.
    .
    Houve um contexto para aquela eleição. Os reformistas não conseguiram tocar nenhuma das reformas que a população queria, trazendo mais liberdades para os dois mais importantes grupos demográficos no Irã: jovens e mulheres. Havia desilusão. Houve boicote, um dos mais baixos índices de comparecimento às urnas. Ainda assim, Ahmadinejad só venceu apenas no segundo turno, numa disputa dura com Akbar Rasfanjani.
    .
    A história eleitoral do Irã em nada aponta para uma vitória acachapante de Ahmadinejad.


    -A própia pesquisa diz que a exceção foi justo a última eleição que levou Ahmadinejad ao poder,então foi o fim de um ciclo e não sua continuação.Tal pesquisa esquece que quando o Irã elegeu pela primeira vez Ahmadinejad,os reformistas estavam altamente desgastados pelos anos que adotaram "políticas liberais"que aumentaram a pobreza no Irã,por que diminuiram os gastos públicos e os serviços essenciais.Depois disso o estranho seria é se recuperassem sua votação de antes.Ahmadinejad fez crescer o voto nos conservadores agregando as classes populares com a expansão de políticas sociais mantidas com o dinheiro do petroléo.Os reformistas ficaram restritos a classe média dos centros urbanos.


    É oque eu acho,posso estar errado,oque duvido muito,mais sei reconhecer meus erros,mais só quem acreditou que Ahmadinejad poderia perder essas eleições foi a mídia e algumas "lideranças ocidentais".Só eles.

    Oque me tira do sério não é estarmos contra Ahmadinejad e sim em parte da esquerda demonstrar apoio a Mousavi.

    ResponderExcluir
  12. A CARTA DE MOUSAVI

    Eis a carta de Mir Houssein Mousavi,opositor de Ahmadinejad e que acusa não só fraudes na eleição,quanto sua "vitória incontestável":

    "Carta de Mousavi,
    Candidato a Presidente da República Islâmica do Irã

    Em nome de Deus

    Honrado povo do Irã

    Os resultados anunciados da décima eleição presidencial iraniana são assustadores.Aqueles que foram testemunhas da mistura de votos em longas filas sabem para quem votaram e observam o faz-de-conta encenado pela IRIB(Tv e Rádio estatais)e pelos responsáveis pela eleição.Agora,mais do que nunca,pelo passado,eles querem saber como e por quais autoridades esta farsa foi concebida.

    Eu recuso totalmente os procedimentos em curso e as abundantes violações da lei no dia das eleições,e me junto ao povo que não se dobra diante desse perigoso complô.A desonestidade e a corrupção dos responsáveis,como vimos,só conduzirá ao enfraquecimento dos pilares da República Islâmica do Irã e reforça a mentira e os atos ditatoriais.

    Eu tenho o dever,em razão de minhas obrigações religiosas e nacionais,de revelar esse perigoso complô e de explicar seus efeitos devastadores para o futuro do Irã.Eu temo que a persistir a situação presente venha a transformar todos os membros-chave desse regime em fantasistas,em oposição a nação,e os coloque gravemente em perigo,neste mundo e no outro.

    Eu aconselho a todos os dirigentes a colocar um ponto final neste empreendimento imediatamente,antes que seja tarde demais,a retornar a legalidade e a proteger o voto da nação.Que saibam que uma violação da lei os torna ilegítimos.Eles estão consientes,mais que ninguém,que este país atravessou uma grande revolução islâmica e que uma das mensagens desta revolução é que nossa nação está alerta e se oporá a qualquer projeto de tomada do poder contra a lei.

    Aproveito esta ocasião para homenagear as forças vivas da nação do Irã e para lembrar-lhes que o Irã,este ente sagrado,pertence a elas e não aos fraudadores.Cabe a vocês permanecerem alertas.Os traidores do voto da nação nõ tem medo de ver o lar dos persas se consumir em chamas.Nós continuaremos a propagar nossa onda verde de racionalidade,inspirada por nossos ensinamentos religiosos e nosso amor pelo profeta Maomé,e nós enfrentaremos a maré de mentiras que surgiu e ofuscou a imagem de nossa nação.Aconteça oque acontecer,nós não permitiremos que nosso movimento se torne cego.

    Agradeço a cada cidadão que ajudou a espalhar a mensagem verde fazendo nossa campanha,assim como todas as equipes oficiais da campanha e aquelas que se auto-organizaram.Eu insisto claramente sobre o fato de que a presença de todos vocês é essencial até que nós atinjamos os resultados que merecem nosso país.

    [verso do Corão:"Por que não ter confiança em Deus,que nos mostrou nosso caminho?Somos pacientes face àquele que nos contraria.Nossa salvação está em Deus."]

    Mir Houssein Mousavi"

    ResponderExcluir
  13. PELO OQUE ELES PROTESTAM

    A imagem do povo iraniano saindo as ruas em apoio a Mosauvi contestando a reeleição do Presidente Ahmadinejad tem verdades sutis e problemas complexos um pouco turvos diante da mera questão eleitoral,antes porém me cabe esclarecer mais alguns pontos que Mosauvi vem usando para desqualificar o pleito:
    1)Uma pesquisa chegou a mostrar Mosauvi na frente...
    -Em geral todas as pesquisas,inclusive de redes estrangeiras e independentes sempre apontaram larga vantagem de Ahmadinejad.Em geral,Ahmadinejad com cerca de 60% e Mousavi com cerca de 30%.No final,Mousavi chegou a crescer alcançando os 40%.A única pesquisa em que Mosauvi apareceu na frente foi feita por um instituto contratado pelo própio Mosauvi...e como vemos destoa escandalosamente de tudo.

    2)A votação foi feita nacionalmente e não por províncias como era feito sempre...
    -Os votos locais foram apenas se somando aos já computados em outros locais,mais a votação mostrou sim os resultados regionais se não como o própio Mosauvi alega que as urnas lhe deram poucos votos em Teerã e Tabriz?Ele soube por que os resultados regionais foram contados sim e só depois somados ao nacional.

    3)A contagem durou apenas 4 horas,é impossível manualmente fazer esta contagem neste curto período de tempo nessa que foi uma das maiores eleições da história do país...
    -Com certeza,foi uma das mais participativas eleições da história do Irã e surpreendeu o colégio eleitoral que não esperava tanto.Mais quem esteva mesmo com pressa de terminar a contagem?Mousavi se declarou "vencedor incontestável"pouco depois que começou a contagem,se foram apuradas 20% das urnas foi muito!E as parciais dando ampla vantagem a Ahmadinejad!Que candidato se declararia vencedor nestes termos,antes mesmo da maioria dos votos ser contados?
    O colégio eleitoral teve que dar resposta a Mosauvi e correr contra o tempo já que tal já se auto-proclamara vitorioso antes da contagem!
    Se houve "pressa incomum",ela veio de ambos os lados...
    E não muda a vitória de Ahmadinejad prevista desde o início por todas as pesquisas em larga vantagem.

    4)Houve a maior manifestação desde a Revolução islâmica em apoio a Mosauvi...
    -Interessante como a mídia disse o mesmo sobre a tal "Revolução dos cedros"no Líbano.No mesmo dia houveram dois protestos no Líbano-um pró-ocidente que foi chamado de "a maior manifestação do Líbano desde a guerra civil"....outro comandado pelo Hezzbolah reuniu o TRIPLO de manifestantes e sobre este nenhum "lema ufanista".Hoje mesmo mais cedo como disse antes "o grande protesto da oposição que tomou o Irã"reuniu 2.000 pessoas numa avenida em Teerã...enquanto ali perto 10.000 comemoravam a vitória de Ahmadinejad.
    Agora a "maior manifestação desde a revolução Islâmica"não chegou a tomar um quarteirão e a mídia esquece de dizer que ela contou aqueles que saiam apoiandio Ahmadinejad também como "participantes do protesto"...
    Foi com certeza a maior manifestação de apoio a Mosauvi,mais com certeza não foi tudo isso que foi noticiado por "algumas emissoras"...

    ResponderExcluir
  14. 5)Os opositores vem sendo presos e reprimidos...
    -A ordem de prisão ao ex-presidente Khatami e seus partidários,entre eles Mosauvi vem de antes mesmo do pleito e o própio Mosauvi só não havia sido detido antes por que contava com "imunidade eleitoral",com o fim das eleições tal imunidade acaba...será por isso que ele quer "novas eleições"?...neste caso continuará imune por mais um tempo...
    E foram presos por "corrupção"praticada antes mesmo dele vir concorrer a presidência.
    Mosauvi está usando os manifestantes como "escudo"para subverter decisões judiciais.

    Aqueles que saem as ruas de Teerã,em especial a classe média,mulheres e jovens tem motivos para não se sentirem representados pelo regime e por Ahmadinejad.O partido comunista Tudeh tem motivos para protestar contra sua exclusão da vida política iraniana.
    Desta vez Mosauvi se tornou a figura emblemática,aquele que representa seus anseios.Para isso esquecem que os "reformistas" de Mosauvi arruinaram a economia iraniana nos anos 90,cortaram a assistência aos pobres,tentaram condicionar o país aos interesses norte-americanos,só falhando por que quem manda mesmo no país é o conselho dos Guardiões e esquecem dos inúmeros escândalos de corrupção que respondem,tais escândalos que hoje fazem Mosauvi ser "persona non grata"em sua terra natal,Tabriz.
    E esquecem o principal:a vitória de Mosauvi é fraude!Ninguém acreditava numa virada de jogo,a "suposta vitória" foi surpresa até pra eles e logo desmentida pelos fatos.
    Aqueles que estão nas ruas de Teerã não protestam por que acham que Mosauvi foi vitorioso e sim por que não acreditam no sistema iraniano,por querem diante da vitória de Ahmadinejad se fazerem ouvir.Querem exclamar"nós também somos o Irã!!!".E oque querem por que o Irã vem os esquecendo sumariamente.
    É um reclame e uma voz legítima mais deveriam ter um porta-voz melhor que o desacreditado Mousavi que só engana mesmo aqueles que depositaram nele seu voto.Essas eleições chegaram a aproximar os reformistas das classes populares com seu discurso de liberdade as mulheres e jovens.Mais as classes populares votaram é em Ahmadinejad por que sabem que o preço de eleger Mosauvi é a volta das políticas anti-sociais e criminalizadoras da pobreza e uma subordinação aos interesses dos E.U.A de intervir no Irã,além da volta da elite mais corrupta que já governou o Irã desde o Xá Pahlevi.
    A miopia dos que hoje protestam a favor de Mosauvi é justamente em te-lo como representante de suas causas e por isso mesmo desacredita-las.
    A maioria jamais quis saber de política,agora saem as ruas como "pessoas politizadas".Acham mais importante o direito de terem um tênis Nike,mesmo a custa do fim das políticas que dão aos pobres um prato de comida.São os encantados com a "modernidade",não importa o quão injusta e corrupta venha a ser.Adorariam transformar todo o Irã numa "grande Dubai".Os pobres?Ah,os pobres nem deveriam ter direito de votar...veja oque fazem,elegem pessoas como Ahmadinejad.A escolha deles é certa,pois são "a vanguarda"e os demais são "cegos,reacionários e fanáticos".Não importa se "esses cegos" são cerca de 60% das pessoas e eles só 30%...a necessidade deles é maior,por que "eles sabem oque é melhor para todos,afinal é por isso que vão aos E.U.A e Europa se diplomar".É ao lado desse tipo de gente que está o partido comunista Tudeh?É ao lado dessa gente que estão os grupos sérios de direitos das mulheres e jovens?
    Depois não sabem por que a maioria da sociedade iraniana lhes vira as costas.
    Terminar tendo a figura de Mosauvi como "símbolo",os marcará por muito tempo na sociedade iraniana e os afastará ainda mais daqueles que anseiam representar.

    ResponderExcluir
  15. KAMENEI X RAFSANJANI

    A política iraniana nunca é fácil de descodificar. O redemoinho em torno da eleição presidencial segue intrigandoos mais ávidos especialistas em decodificar os códigos iranianos.São tantas falsas trilhas que parece que se tornou difícil de decifrar que o verdadeiro contendores foram e quais foram os desafios políticos.

    Nesse caso, o "Líder Supremo Ayatollah Ali Khamenei" conquistou uma vitória retumbante. O obscuro cardeal da política iraniana,Akbar Hashemi Rafsanjani, foi abordado em esmagadora derrota. E a cortina finalmente se revela para baixo na tumultuada carreira do "Tubarão", um apelido adquirido por Rafsanjani no vicioso bem do iraniano Majlis (Parlamento), onde ele costumava nadar perigosamente como um predador político nos primeiros anos da Revolução iraniana como o porta-voz?

    Pelo enorme margem (64%) com a qual o presidente Mahmud Ahmedinejad ganhou, é tentador dizer que como a grande baleia whitesperm da imensa, premeditado ferocidade e resistência no Herman Melville do épico romance Moby Dick, Rafsanjani está indo para baixo, profundamente ferido pelo arpão, no frio mar do esquecimento da política iraniana. Mas você nunca pode dizer muito.

    A administração do presidente Barack Obama nos Estados Unidos poderá ver através do modo alegórico da eleição iraniana e, provavelmente, antecipar a avalanche de destruição que siga uma vez vingança é desencadeada. Ele fez apenas a coisa certa por ficar distante,opinando destacado. Agora vem a parte difícil - participar da casa que preside a Khamenei como o monarca de todos os inquéritos sobre ele.

    Primeiro, o ABC da eleição. Quem é Mir Hossein Mousavi, o principal adversário de Ahmedinejad na eleição? Ele é um enigma envolto em mistério. Ele impressionou os iranianos e os jovens de classe média urbana como um reformador e um modernista. No entanto, como primeiro-ministro do Irã durante 1981-89, Mousavi foi um sincero militante. Evidentemente, aquilo que temos visto durante a sua campanha de alta tecnologia é um Mousavi muito diferentes, como se ele meticulosamente desconstruídas e, em seguida, reagrupados próprio.

    Isso era o que tinha para dizer Mousavi 1981 em uma entrevista sobre os 444 dias de crise, quando reféns mantidos jovens revolucionários Americana diplomatas iranianos em custódia: "Era o início da segunda fase da nossa revolução. Foi após isso que descobriu o nosso verdadeiro identidade islâmica. Após isso, senti a sensação de que poderíamos olhar ocidental política no olho e analisá-lo do jeito que tinha sido avaliando-nos durante muitos anos. "

    ResponderExcluir
  16. Muito provavelmente, ele tinha uma mão na criação do Hezbollah no Líbano. Ali Akbar Mohtashami, padroeira do Hezbollah, atuou como seu interior ministro. Ele esteve envolvido na guerra Irã-Contra negócio em 1985, que foi um golpe com a administração Ronald Reagan que os E.U.A teria fornecido armas ao Irã e, o apoio de Teerã para facilitar a libertação dos reféns do Hezbollah-americana realizada em Beirute . A ironia é, Mousavi foi a própria anti-tese de Rafsanjani e uma das primeiras coisas que o último aconteceu em 1989 depois de tomar posse como presidente foi Mousavi para mostrar a porta. Rafsanjani não tinha tempo para Mousavi's anti-"abertura" ou a sua antipatia visceral do mercado.

    Mousavi da plataforma eleitoral tem sido uma curiosa mistura de linhas políticas e contraditórios interesses, mas unidos em uma maníaca missão, ou seja, para aproveitar as presidenciais alavancas do poder no Irã. Reuniu os chamados reformistas que apóiam o ex-presidente Mohammad Khatami e ultra-conservadores do regime. Rafsanjani é o único político no Irã, que poderia ter reunido tais desiguais facções. Ele trabalhou assiduamente em mão-em-luva com Khatami para este fim.

    Se quisermos deixar de fora a grande parte inconsequential "Grande multidão" do norte deTeerã, que sem dúvida resultante de muita cor, alegria e vivacidade ao Mousavi da campanha, o êxito de sua plataforma política composta por poderosos interesses que estavam a fazer um último-vala na tentativa de agarrar o poder de Khamenei no regime. Por um lado, estes grupos de interesses foram gravemente contrário à política económica no âmbito de Ahmadinejad, que ameaça o seu controle de setores-chave como o comércio externo, educação privada e da agricultura.

    Para quem não sabe o Irã melhor, basta dizer que o clã familiar Rafsanjani detém vastos impérios financeiros no Irã, incluindo o comércio exterior, vastas áreas ea maior rede de universidades privadas no país. Conhecida como Azad existem 300 sucursais em todo o país, eles são não apenas dinheiro mas também poderia spinners-prima em Mousavi da campanha eleitoral activa um quadro de estudantes activistas numeração cerca de 3 milhões de euros.

    ResponderExcluir
  17. O campo de Azad e auditórios rallying foram o ponto de partida para a campanha do Mousavi nas províncias. A tentativa foi a de ver que a campanha atingiu as populações rurais pobres em suas multidões que formaram a maior parte dos eleitores e constituía Ahmadinejad político da base. Rafsanjani político do estilo é a criação de extensa rede em praticamente todos os escalões do topo da estrutura do poder, especialmente organismos como o Conselho Guardião, a celeridade do Conselho, o clero Qom, Majlis, judiciário, burocracia, Teerã bazar e até mesmo elementos dentro dos círculos fechar a Khamenei. Ele ligou para desempenhar estas bolsas de influência.

    Rafsanjani unido com Khatami foram a base de Mousavi da plataforma política dos conservadores e reformistas. O concurso foi conquistado quatro esperar para dar um veredicto dividido que obrigaria a eleição em um run-off em 19 de Junho. A candidatura do ex-Corpo Guarda Revolucionária Iraniana (IRGC) Comandante Mohsen Rezai (que atuou sob Rafsanjani quando ele era presidente) esperava-se um pedaço da fatia IRGC CADRES e proeminentes conservadores.

    Novamente, o quarto candidato, Mehdi Karrubi's "reformista" programa era esperado para congregar apoios já tradicionalmente de Ahmedinejad, por força da sua oferta de políticas económicas com base na justiça social, como o imensamente popular idéia de distribuição de renda do petróleo entre o povo e não é acrescidos para o orçamento do governo.

    Rafsanjani da parcela foi de alguma prorrogar a eleição para a fase das escorrências, Mousavi onde era esperado para obter o "anti-Ahmedinejad" votos. A estimativa era de que no máximo teria Ahmedinejad enquete na primeira volta de 10 a 12 milhões de votos dos 28 a 30 milhões que poderiam realmente votação (de um total de 46,2 milhões de eleitores) e, portanto, a eleição só se alargado a the run-off, Mousavi seria o beneficiário líquido conforme os votos sondados pela Rezai e Karrubi eram essencialmente "anti-Ahmadinejad" votos.

    ResponderExcluir
  18. O regime já estava bem na campanha eleitoral, quando ela percebeu que por trás do clamor por uma mudança de liderança na presidência, Rafsanjani do desafio foi na atualidade visando Khamenei da liderança e que a eleição foi um proxy guerra. As raízes da Rafsanjani-Khamenei fractura voltar ao final dos anos 1980, quando Khamenei assumiu a liderança em 1989.

    Rafsanjani foi Imam de Khomeini da confiança entre os membros nomeados para o primeiro Conselho Revolucionário, Khamenei aderiu apenas numa fase posterior, quando o Conselho expandiu sua adesão. Assim, Rafsanjani sempre que portavam uma lamentação a Khamenei ter sido vitorioso para o cargo de Líder Supremo. O escritório estabelecimento perto de Rafsanjani espalhar a palavra que faltava a necessária Khamenei religiosa credenciais, que ele estava indeciso como o presidente executivo, e que o processo eleitoral foi questionável, que lançou dúvidas sobre a legalidade de sua nomeação.

    Poderosos clérigos, apoiaram Rafsanjani,que argumentou que o Supremo Líder era suposto ser não apenas uma autoridade religiosa (mujtahid), mas também era esperado para ser uma fonte de emulação (marja ou com um mujtahid religiosa seguidores) e que Khamenei ' não cumpria este requisito - ao contrário de Rafsanjani. O apoio de Khamenei repousava sobre o especioso argumento de que a sua educação religiosa estava em causa. O raxa pelos clérigos associada com Rafsanjani continuou no início de 1990. Assim, Khamenei começou em uma nota um pouco tímido e, durante grande parte do período em que realizou poder Rafsanjani como presidente (1989-1997), atuou pouco chave, consciente das suas circunstâncias.

    O resultado foi que Rafsanjani exerceu mais poder, como presidente do que ninguém que a exploração escritório momento em Teerã. Mas Khamenei a seu tempo começou a expandir incrementalmente a sua autoridade. Se ele faltava permanente entre clerical iraniano estabelecimento, mais do que ele fez por atrair a seu lado, o estabelecimento de segurança, especialmente o Ministério da Inteligência, o IRGC Basij e as milícias.

    ResponderExcluir
  19. Embora Rafsanjani tivesse força com o clero e do bazar, Khamenei virou-se para um grupo de jovens políticos brilhantes com inteligência ou de segurança que estavam retornando para casa horizontes de campos de batalha da guerra Irã-Iraque - como Ali Larijani, o actual presidente da Majlis, Said Jalili, actualmente, o secretário do Conselho de Segurança Nacional, Ezzatollah Zarghami, chefe do estado de rádio e televisão e, na verdade, ele próprio Ahmadinejad.

    Poder inevitavelmente acumulados para Khamenei, uma vez que ele conquistou a lealdade do IRGC e do Basij. No momento da Presidência Rafsanjani terminou, já se tinha tornado Khamenei cabeça de todos os três ramos do governo e do estado mídia, comandante-em-chefe das forças armadas, e até mesmo lucrativo instituições como Imam Reza Santuário ou do Oprimido Fundação, que têm quase ilimitada capacidade para alargar clientelismo político.

    Tudo considerado, portanto, o poder estrutura hoje assume a forma de um grande aparelho patriarcal de liderança política. Assim, perceptivas analistas estavam no local, enquanto Ahmadinejad concluindo que nunca na sua própria vontade pública e ter ido directamente tidas em Rafsanjani durante o controverso debate sobre a TV 4 jun em Teerã com Mousavi.

    Ahmadinejad disse: "Hoje não é deputado Mousavi sozinho quem é confrontar-me, uma vez que existem os três sucessivos governos do Sr. Mousavi, Khatami eo Sr. Hashemi [Rafsanjani] unidos contra mim." Ele levou uma pancada forte na Rafsanjani apontavam para masterminding uma conspiração para acabar com ele. Ele disse Rafsanjani prometido a queda do seu governo para a Arábia Saudita. Rafsanjani faz voltar dentro de dias, dirigindo uma comunicação ao Khamenei exigindo que Ahmadinejad deve retrair ", pelo que não haveria necessidade de uma acção judicial".

    ResponderExcluir
  20. "Estou esperando por você para resolver a situação, a fim de extinguir o incêndio, cuja fumaça pode ser visto na atmosfera, e tomar medidas para tiras perigosas parcelas. Mesmo se eu fosse a tolerar esta situação, não há dúvida de que algumas pessoas , partidos e facções não irá tolerar esta situação ", advertiu angrily Rafsanjani a Khamenei.

    Simultaneamente, Rafsanjani também se juntaram a sua base no clerical estabelecimento. Um bando de 14 altos clérigos em Qom aderiram emissão do seu lado. Foi tudo um ato de desespero por interesses que se tornaram desesperado sobre a incrível ascensão do IRGC nos últimos anos. Mas, se Rafsanjani o cálculo foi de que o "motim" no seio da instituição clerical iria debilitar Khamenei, ele planejou mal os cálculos do poder em Teerã. Khamenei fez a pior coisa possível a Rafsanjani. Ele simplesmente ignorou o "Tubarão".

    O IRGC Basij e os voluntários correr em dezenas de milhões rapidamente mobilizados. Eles unidos com os milhões de camponeses pobres que adoram Ahmadinejad como seu líder. Foi uma repetição da eleição 2005. A eleitoral foi um inédito 85%. Dentro de horas do anúncio de Ahmadinejad's retumbando vitória, Khamenei deu o selo de aprovação por aplaudir que a alta eleitoral apelou a "verdadeira celebração".

    Ele disse, "eu felicito ... as pessoas sobre o enorme sucesso e exortar todos a ser grato por esta bênção divina." Ele advertiu os jovens e os "apoiantes do candidato eleito e os adeptos de outros candidatos" para ser "plenamente alerta e evitar qualquer provocação e ações suspeitas e fala".

    Khamenei da mensagem para Rafsanjani é obtuso: aceitar derrota graciosamente e ficar longe de mais corruptores. Findada a eleição garante que a casa do líder supremo Khamenei permanecerá, de longe, o ponto focal do poder. É a sede da Presidência do país, as forças armadas do Irã, especialmente as IRGC. É a indicação dos três ramos do governo e do ponto nodal da política externa, de segurança e de políticas económicas.

    Obama faz contemplar uma forma de envolver diretamente Khamenei. É um desafio difícil.

    Embaixador MK Bhadrakumar foi um diplomata de carreira do Indian Foreign Service. Suas atribuições incluíam a União Soviética, Coréia do Sul, Sri Lanka, Alemanha, Afeganistão, Paquistão, Uzbequistão, Kuwait e Turquia.

    (Copyright 2009 Asia Times Online (Holdings) Ltd. Todos os direitos reservados. Contacte-nos sobre as vendas, distribuição e republicar.)

    ResponderExcluir
  21. DESTRINCHANDO A MÍDIA-ELEIÇÕES NO IRÃ,PROTESTOS E PRISÕES

    As eleições desta semana no Irã deram esmagadora vitória ao Presidente Mahmoud Ahmadinejad, que obteve 62% dos votos contra 33% de Mir Hussein Mousavi, candidato “reformista” que certamente iria reverter várias da políticas do Presidente atual.

    O comparecimento na eleição foi de mais de 80%. Na primeira eleição de Ahmadinejad, na qual ele venceu com 65% dos votos, o comparecimento foi de 48%. Segundo a comissão eleitoral, Mousavi teria perdido até em seu próprio distrito, apesar do enorme número de seguidores que atraiu durante a campanha.

    Na notícia do jornal Estado de São Paulo surge o seguinte trecho:

    Segundo analistas, sempre que o comparecimento nas eleições iranianas é alto, os reformistas costumam ser favorecidos.

    O jornal não cita a fonte, nem quem são os “analistas”. Guarde na memória este fato.

    As eleições foram realizadas na sexta-feira. No sábado pela manhã surgiu uma notícia de que o candidato derrotado, Mir Hussein Mousavi, estava preso.

    Esta notícia foi dada logo de manhã horário de Teerã, e apenas um jornal a publicou: O Haaretz (????, "O País"), diário israelense. Nenhum outro jornal do mundo confirmou a notícia, lembrando que New York Times, The Guardian, Telegraph, Spiegel, El Pais, etc., todos têm correspondentes em Teerã.

    Acho improvável que o Haaretz tenha um correspondente no Irã. E se tiver, certamente seria lógico esperar que fosse também um agente do Mossad, o Serviço de Inteligência de Israel. A notícia não prosperou, nenhum outro orgão da mídia confirmou, e simplesmente morreu... e o Haaretz não deu nenhum desmentido. (Isto se chama “Guerra de Informação e Contra-Informação”e todos os países a praticam em defesa de seus interesses. Mas cabe a nós tentarmos separar o que é realmente informação do que é “plantado”pelos serviços de Informação e Contra-Informação.

    ResponderExcluir
  22. Surgem então ainda no sábado notícias de tumultos, confrontos entre adeptos do candidato perdedor e a polícia, prisões, a imprensa ocidental em peso coloca em dúvida a lisura das eleições, numa tentativa nítida de enfraquecer a posição de Ahmadinejad, que por coincidência tem a audácia de enfrentar os Estados Unidos.

    Hoje, domingo, O vice-presidente dos EUA, Joe Biden, disse que a reeleição do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad é muito duvidosa e que seu país irá analisar mais informações vindas de Teerã antes de se manifestar.

    "Há uma grande quantidade de dúvida sobre o resultado", disse Biden ao canal NBC. O vice-presidente se negou a responder se os EUA vão reconhecer o resultado das eleições. "Vamos aceitar o resultado por enquanto, mas há muitas dúvidas sobre essa eleição," completou.

    Biden ainda questionou se a vitória de Ahmadinejad era o resultado que o povo iraniano queria." Não sabemos ainda se os votos foram contados de maneira justa", disse Biden. "Ao que tudo indica, há censura e repressão desde a eleição de sexta".

    Neste domingo, Ahmadinejad acusou a mídia internacional de espalhar propaganda contra o Irã e descreveu as eleições presidenciais de sexta-feira como um "modelo para o mundo". O presidente iraniano disse ainda que a série de protestos não era importante e a comparou ao descontentamento de uma torcida de futebol.

    Em uma entrevista coletiva, o líder iraniano disse que o pleito foi um "momento épico", insistiu que a votação foi livre e acusou a mídia internacional de não querer aceitar sua "vitória esmagadora".

    "Quarenta milhões de pessoas participaram da votação. Como eles podem questionar isso?" indagou Ahmadinejad.

    Prossegue o jornal:

    Protestos e prisões

    Manifestações contra Ahmadinejad tomaram as ruas de Teerã pelo segundo dia seguido. Partidários do reformistas se reuniram no centro da cidade e atiraram pedras contra a polícia. No site Twitter, oposicionistas combinam uma manifestação para a praça Vali-Asr, mas a campanha de Mousavi pede que ninguém vá, para evitar novos confrontos.

    No sábado, protestos irromperam pela capital. Manifestantes pró-Mousavi entraram em confronto com a polícia. Ao menos 60 pessoas, segundo a polícia, foram detidas. Mas de acordo com fontes da oposição, o número total de presos pode chegar a 100.

    Vale lembrar que Ahmadinejad está levando em frente um programa de desenvolvimento de armas nucleares que permitirá – ou talvez já permita – que o Irã consiga atingir Israel com ogivas nucleares (Israel já consegue atingir o Irã com uma de suas 200 ogivas nucleares).

    ResponderExcluir
  23. Ou seja, está em jogo todo o poder no Oriente Médio, e Israel tem deixado claro que faz e fará tudo que for possível para impedir que Ahmadinejad consiga ter armas nucleares. Israel até pediu que George Bush autorizasse bombardeios israelenses aos locais de desenvolvimento e pesquisa de armas nucleares do Irã, mas Bush já estava em final de mandato, com a popularidade em baixa, seu país em profunda depressao econômica, e não podia autorizar um ato de loucura bélica dos israelenses arriscando uma escalada perigosa no Oriente Médio, envolvimento da China, piora da economia,etc.

    Israel não conseguiu o ok para atacar o Irã antes da posse de Barack Obama, e o máximo que conseguiu foi mostrar as garras, fazendo um “exercício” de ataque aéreo ao Irã, divulgado amplamente em todo o mundo.

    Guarde este dado – Ahrmadinejad e o programa nuclear do Irã são uma questão de vida ou morte para os Israelenses.

    Agora, para voce poder ir entendendo melhor as peças do quebra-cabeça, um pouco de história.

    Em 1953 ocorreu O Golpe de Estado no Irã ou Operação Ajax. (Veja o artigo na Wikipédia a respeito).

    Foi um golpe que depôs o governo democraticamente eleito do primeiro-ministro Mohammed Mosaddeq. Foi organizado pelo norte-americano Kermit Roosevelt, Jr e pela CIA com a ajuda do MI6 da Grã-Bretanha. Eles tiveram a colaboração de iranianos pró-ocidentais e oficiais do exército iranianos anti-Mossadegh, incluindo os aposentados General Fazlollah Zahedi e o Coronel da Guarda Imperial Nematollah Nassiri, funcionários subornados do governo iraniano, jornalistas e empresários para derrubar Mossadegh e estabelecer um governo pró-EUA e Reino Unido.

    A operação orquestrada pelo Reino Unido e os Estados Unidos para derrubar o governo de Mohammed Mosaddeq, ocorreu graças aos esforços de Kermit Roosevelt, que trabalhava para a CIA em uma operação encoberta, que subornou as diferentes posições do governo iraniano, o que facilitou o golpe.

    Segundo a BBC, a Grã-Bretanha, motivada pelo risco de perder seu controle sobre campos de petróleo iraniano, financiou subornos concedidos aos oficiais militares, meios de comunicação social e outros. O projeto de derrubar o governo iraniano recebeu em comunicações dos governos americano e britânico, a denominação de Operação Ajax (oficialmente TP-Ajax). O golpe restaurou Mohammad Reza Pahlevi a posição dominante na política iraniana.

    Os motivos americanos e britânicos para o golpe de Estado incluem controle do petróleo do Irã e a oposição a hegemonia soviética no Irã e na região. As motivações iranianas para deporem Mosaddeq incluem a insatisfação clerical com um governo secular, a propaganda e a desinformação por parte da CIA.

    Inicialmente, a administração Eisenhower considerou a Operação Ajax um sucesso, mas atualmente acredita-se que o Golpe deixou um "assombroso e terrível legado" de forte anti-americanismo na Revolução iraniana e na República Islâmica, repercutindo no terrorismo anti-americano.

    Ou seja, desde a década de 1950 a CIA e os Estados Unidos atuam subterraneamente para manipular o poder no Irã, a fim de obter controle do petróleo, e recentemente, também defender as conquistas territoriais de Israel e a estratégia de limpeza étnica israelense.

    O jornal Asia Times de 25 de Abril de 2006 publicou notícia de que os Estados Unidos estavam realizando operações secretas no Irã – chamadas de “Black-Ops” a fim de desestabilizar o país e derrubar o regime, ou evntualmente preparar um ataque americano. Os agentes são iranianos, provavelmente recrutados nos Estados Unidos ou através das embaixadas em Dubai e Ankara.

    ResponderExcluir
  24. O veterano jornalista Simon Hersh publicou artigo na revista The New Yorker revelando que a administração Bush havia aumentado as atividades clandestinas no Irã. Hersh escreveu que tropas americanas haviam se infiltrado no país a fim de manter contato com grupos dissidentes e minorias étnicas. Segundo Sam Gardiner, coronel reformado do Exercito Americano, Bush não informou o Congresso sobre o aumento das atividades secretas. Em Janeiro de 2006 um avião militar dos Guardas Revolucionários foi abatido, matando 11 dos principais comandantes da GR, incluindo o General Ahmad Kazemi, comandante das tropas terrestres do GR, e o General-Brigadeiro Nabiollah Shahmoradi, vice comandante das operacóes de inteligencia. O Irã acusou os Estados Unidos e a Grã-Bretanha de terem abatido o avião usando meios eletrõnicos.

    O jornal Telegraph de Londres, bem como outros, noticiou no dia 27 de maio de 2007 que o Presidente Bush havia dado autorização especial à CIA para conduzir operações secretas, de sabotagem, de coleta de informações e de contra informacões.

    Lembre: Maio de 2007. Estamos em Junho de 2009, e não há noticia de que esta ordem nem as atividades de “Black-Ops” tenham sido suspensas.

    Portanto, não é coincidência que haja tumultos em Teerã, que os Estados Unidos “tenham dúvidas sobre a eleição”, ou que um jornal israelense noticie que o candidato perdedor está preso – e não confirma. Todos os passos para a deflagração dos tumultos e provocar a polícia já estavam planejados há meses.

    Os jornais conseguem noticiar algumas atividades da CIA no Irã, mas muito mais secretas são as atividades da NSA, National Security Agency, da qual o mundo pouco sabe, além de que é um orgão do Governo Americano que atua na area de Inteligencia e Contra Inteligencia.
    Portanto, nào acredite em tudo que os jornais dizem. Existe um jogo de cartas muito altas em andamento.

    Lembre: As coisas nunca são tão simples como parecem








    http://virgiliofreire.blogspot.com/2009/06/destrinchando-noticia-eleicoes-no-ira.html

    ResponderExcluir
  25. ESTÁ PRONTA A GUERRA CONTRA O DEMONIZADO IRÃ?

    Artigo de Paul Craig Roberts,traduzido para o português(E.U.A)

    16 de junho de 2.009-Como fazer uma eleição chamar muita atenção no Japão,Índia,Argentina ou em qualquer outro país a partir de obter a atenção da mídia norte-americana?Quantos jornalistas norte-americanos sequer sabem quem está em cargos políticos em outros países além de Inglaterra,França e Alemanha?Quem pode citar o nome dos líderes políticos da Suíça,Holanda,Brasil,Japão ou mesmo China?


    No entanto muitos sabem que o presidente iraniano é Ahmadinejad.A razão é óbvia.Ele é demonizado diariamente pela mídia norte-americana.

    A demonização de Ahmadinejad pela mídia norte-americana demonstra a ignorância do cidadão dos E.U.A.O Presidente do Irã não é a regra.Ele não é o comandante em chefe das forças armadas.Ele não pode definir políticas fora dos limites estabelecidos pelos governantes do Irã-os aiatolás,que não estão dispostos a ver a Revolução Iraniana ser derrubada pelo dinheiro norte-americano em alguma outra "revolução".

    Os Iranianos tem uma experiência amarga com o governo dos Estados Unidos.A sua primeira eleição democrática,depois de surgir em 1.950 foi anulada pelos E.U.A.Os E.U.A impuseram um governo instalado no lugar do candidato eleito.Um ditador que torturou e assassinou dissidentes que pensavam que o Irã deve ser um país independente e não um governo fantoche dos E.U.A.

    A "superpotência norte-americana"nunca perdoou os aiatolás islâmicos do Irã que lideraram a revolução iraniana no final dos anos 70,que derrubou o governo fantoche dos E.U.A.Invadiu a embaixada norte-americana considerada "um centro de espionagem"enquanto os estudantes iranianos invadiam a embaixada mostrando documentos que provaram a cumplicidade dos E.U.A na destruição da democracia iraniana.

    ResponderExcluir
  26. O governo norte-americano influenciado pela mídia corporativa tem reagido a reeleição de Ahmadinejad com relatórios de violentos distúrbios por uma eleição roubada.A eleição roubada é mostrada como um fato,embora não haja qualquer prova concreta.A mídia norte-americana que ignorou as enormes evidências da eleição roubada do primeiro mandato de George W.Bush.


    Líderes de nações fantoches dos E.U.A(a famigerada OTAN)como Grã-Bretanha e Alemanha tem estado em sintonia com o governo norte-americano em sua operação de "guerra psicológica".O desacreditado Ministro de negócios estrangeiros britânico,David Miliband,expressou "sérias dúvidas"sobre a vitória de Ahmadinejad em uma reunião da U.E(União Européia) em Luxemburgo.Miliband,evidentemente não tem nenhuma fonte de informação independente.Ele simplesmente segue as instruções de Washington invocando preferências pelo candidato derrotado,preferido pelos E.U.A.


    A chanceler alemã Angela Merkel teve o braço torcido também.Ela chamou o embaixador iraniano na procura de "mais transparência"sobre as eleições.

    Mesmo a esquerda norte-americana tem apoiado a propaganda do governo.Escrevendo no "The Nation",Robert Dreyfuss apresenta os pontos de vista de um histérico dissidente iraniano como se fossem os da verdade definitiva,falando em "eleições ilegítimas" e "um golpe de estado".


    Qual é a fonte de informação da mídia e dos estados fantoches dos E.U.A?

    Nada além das afirmações dos candidatos derrotados preferidos pelos E.U.A.

    No entanto,provas concretas demonstram o contrário.Uma sondagem independente foi realizada pela "American pollsters"antes da eleição.O pollsters,tendo Ken Ballen dirigindo o Centro de opnião pública e Patrick Doherty da fundação sem fins lucrativos "Nova América",descrevem os resultados eleitorais da pesquisa em 15 de junho pelo Washington Post.A pesquisa foi financiada pelo Fundo Irmãos Rockfeller e foi realizada em farsi(língua original do Irã)"por um voto,a empresa cujo trabalho na região é para a ABC News e a BBC recebeu um prêmio Emmy".

    Dos resultados eleitorais,a única verdadeira informação que temos neste momento indica que refletem a vontade dos eleitores iranianos.Há informações extremamentes interessantes reveladas pela pesquisa:

    "Muitos especialistas estão afirmando que a margem da vitória histórica do presidente Mahmoud Ahmadinejad foi resultado de uma fraude,ou de manipulação,mais a nossa opnião pública nacional vistoria os iranianos desde três semanas antes das votações e sempre mostraram Ahmadinejad na liderança por margem maior de 2 para 1.Inclusive,maior que os números de sua vitória no pleito."

    ResponderExcluir
  27. "A largura do apoio de Ahmadinejad foi aparente em nosso inquérito pré-eleitoral.Durante a campanha por exemplo,Mousavi enfatizou sua origem como um azeri,o segundo maior grupo étnico no Irã depois dos Persas,para atrair esses eleitores.Nosso estudo porém indicou que entre os azeris,Ahmadinejad era favorecido a margem de 2 a 1 sobre Mousavi."

    "Muitos comentários tem retratado a juventude iraniana e a internet como fatores de mudança nesta eleição.Mais a nossa sondagem apurou que apenas um terço dos iranianos tem algum acesso a internet,enquanto os jovens entre 18 a 24 anos compunham o maior bloco de eleitores de Ahmadinejad entre todos os grupos etários."

    "Os únicos grupos demográficos em que nossa pesquisa constatou a liderança ou competitividade de Mousavi sobre Ahmadinejad foram entre os estudantes universitários e licenciados,e os iranianos de renda mais alta.Quando nossa enquete foi tomada quase um terço dos iranianos estavam ainda indecisos.No entanto,na base da distribuição encontramos um reflexo,de que os resultados reportados pelas autoridades iranianas ,que indicam a possibilidade de que o voto não é produto de fraude generalizada."

    "Tem havido inúmeras notícias de que o governo norte-americano tem implantado um programa para desestabilizar o país.Há relatos de que o governo norte-americano tem financiado bombardeios e assassinatos no país.A mídia norte-americana trata esses relatórios em uma forma triunfante como ilustração da capacidade da superpotência americana esmagar os países opositores,enquanto alguns da mídia estrangeira veem esses relatos como evidência de evidente imoralidade do governo norte-americano."

    Ex-chefe militar do Paquistão,o general Mirza Aslam BEIG,afirmou na rádio Pashto na segunda-feira dia 15 de junho uma prova indiscutível da inteligência de que os E.U.A interfiriram na eleição iraniana:"Os documentos provam que a CIA gastou 400 milhões de dólares no interior do Irã para revigorar a uma barulhenta mais oca revolução após a eleição".

    O sucesso do governo norte-americano em financiar revoluções na ex-União Soviética da Geórgia a Ucrânia e em outras partes do Império soviético foram amplamente divulgados e discutidos com a mídia norte-americana tratando-a como uma indicação de "onipotência e direito natural"dos E.U.A na ingerência nos assuntos internos de outros países.É certamente uma possibilidade que Mir Hossein Mousavi é comprado e pago pelo operatório do governo dos E.U.A.

    ResponderExcluir
  28. Sabemos que é um fato que o governo norte-americano tem operações de "guerra psicológica"que tem por alvo americanos e estrangeiros através da mídia norte-americana.Muitos artigos foram publicados sobre este assunto.

    Pensem na eleição pelo prisma de um iraniano comum.Nem eu e nem a grande maioria dos eleitores iranianos são peritos.Mais partindo de uma perspectiva de senso comum,se o seu país está sob constante ameaça de um ataque,mesmo ataque nuclear,a partir de dois países com exércitos muito mais poderosos como é o Irã contra E.U.A e Israel,que você certo de seu país elege o candidato defensor e preferido dos E.U.A e Israel?

    Você acredita que o eleitor iraniano teria votado tornar-se um estado fantoche norte-americano?

    O Irã é uma antiga e orgulhosa sociedade.Grande parte da classe intelectual está secularizada.Uma pequena mais significativa porcentagem de jovens escolheu a liberação sexual para prazer pessoal como modelo ocidental,bem em absorve-lo.Estas pessoas ligadas ao modelo ocidental são facilmente cooptados com dinheiro norte-americano a gerar constrangimentos a seu governo islâmico.

    O governo norte-americano está tirando vantagem desses iranianos ocidentalizados para criar uma base para desacreditar as eleições e o governo iraniano.

    Em 14 de junho,a "McClatchy Washington Bureau"que por vezes reiterou em seus relatórios a verdadeira notícia,aquiescido a Washington da guerra psicológica declarou:"Resultado eleitoral no Irã faz esforços por proximidade de Obama mais difíceis".Oque vemos aqui é o aumento da cabeça da desculpa feia para o "fracasso da diplomacia",sugerindo uma opção militar.

    Como uma pessoa que já viu de tudo de dentro do governo norte-americano,penso que o objetivo do governo e da manipulação da mídia é desacreditar o governo iraniano perante seus governos fantoche na região e retratar o governo iraniano como opressor de seu povo.Esta é a forma que o governo norte-americano prepara uma ação militar contra o Irã.


    Com a ajuda de Mousavi,os E.U.A está criando um outro "povo oprimido"como o Iraque sob Saddam Hussein,que necessita "de sangue e tesouro americano para se libertar".Tem em Mousavi,o candidato norte-americano nas eleições iranianas que estava redondamente ligado,foi escolhido por Washington para se tornar o governante do governo fantoche que pretende implantar no Irã?

    ResponderExcluir
  29. A grande superpotência está ansiosa em restabelecer a sua hegemonia sobre o povo iraniano,e assim resolver o placar com os aiatolás iranianos que derrubou as regras em 1.978.

    Esse é o script.Você está assistindo a cada minuto sobre os E.U.A na televisão.

    Não há fim de "especialistas"para apoiar o script.Para um exemplo entre centenas,temos Gary Sick,devidamente nomeado,que serviu anteriormente no Conselho de Segurança nacional e atualmente leciona na Universidade de Colúmbia:

    "Se eles fossem um pouco mais modestos e dissessem que Ahmadinejad tinha ganho por 51 por cento",disse informação duvidosa,mas poderia ter sido mais aceita.Mais o governo afirma que Ahmadinejad ganha com 62,6 por cento dos votos,"não é credível".

    "Eu acho",continuou Sick,ele marca um verdadeiro ponto de transição na revolução iraniana,a partir de uma posição de afirmar que sua legitimidade com base no apoio da população,para uma posição que tem cada vez mais invocado repressão.A voz do povo é ignorada."


    A única informação disponível é a difícil sondagem aqui referenciada.A pesquisa constatou que Ahmadinejad foi o candidato favorecido por uma margem de dois para um.

    Mais como tudo oque faz a hegemonia norte-americana sobre outros póvos,os fatos e a verdade não jogam em nenhuma parte.Mentiras e propaganda são a regra.

    Consumidos por sua paixão pela hegemonia,os E.U.A são orientados a prevalecer em detrimento de outros,por ser amaldiçoado com "moralidade e justiça".Este perigoso script irá desempenhar até a falência propiamente dita dos E.U.A e vivem tão alienados do resto do mundo que é isolado e universalmente desprezado.

    Comentário original(em inglês)
    http://informationclearinghouse.info/article22844.htm

    Pesquisa do Washington Post
    http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/06/14/AR2009061401757.html?nav=rss_opinion/columns

    ResponderExcluir
  30. O POVO IRANIANO FALA

    Artigo do Washington post traduzido para o português

    Artigo original em inglês:http://www.washingtonpost.com/wp-dyn/content/article/2009/06/14/AR2009061401757.html?nav=rss_opinion/columns

    Os resultados eleitorais no Irã podem refletir a vontade do povo iraniano.Muitos especialistas estão afirmando que a margem de vitória do histórico presidente Mahmoud Ahmadinejad foi o resultado de uma fraude ou de manipulação,mais a nossa opnião pública nacional vistoria os iranianos desde de três semanas antes da votação e sempre mostraram Ahmadinejad na liderança por uma margem de 2 para 1,superior inclusive a sua margem de aparente vitória na eleição.

    Embora jornalistas ocidentais a partir de Teerã,nos dias que antecederam a votação retrataram um iraniano entusiasmado com o principal adversário Mir Hossein Mousavi,nossa amostragem científica de todas as 30 províncias do Irã mostraram Ahmadinejad bem a frente.

    Vistorias independentes da censura nacional são raras.Normalmente existem predileções,sondagens efetuadas ou controladas pelo governo e são notoriamente desonestas.Em contrapartida,a sondagem organizada por nossas organizações sem fins lucrativos a partir de 11 de maio a 20 de maio foi o terceiro de uma série ao longo dos últimos dois anos.Conduzido por telefone a partir de um país vizinho,o trabalho de campo foi realizado em farsi(língua oficial do Irã)por uma empresa cujo trabalho na região pela ABC News e a BBC recebeu um prêmio Emmy.Nossa pesquisa foi financiada pela Fundação Irmãos Rockfeller.

    ResponderExcluir
  31. A largura do apoio de Ahmadinejad foi aparente em nosso inquérito pré-eleitoral.Durante a campanha por exemplo,Mousavi enfatizou sua origem como um azeri,o segundo maior grupo étnico no Irã depois dos Persas,para atrair esses eleitores.Nosso estudo porém indicou que entre os azeris,Ahmadinejad era favorecido a margem de 2 a 1 sobre Mousavi.

    Muitos comentários tem retratado a juventude iraniana e a internet como fatores de mudança nesta eleição.Mais a nossa sondagem apurou que apenas um terço dos iranianos tem algum acesso a internet,enquanto os jovens entre 18 a 24 anos compunham o maior bloco de eleitores de Ahmadinejad entre todos os grupos etários.

    Os únicos grupos demográficos em que nossa pesquisa constatou a liderança ou competitividade de Mousavi sobre Ahmadinejad foram entre os estudantes universitários e licenciados,e os iranianos de renda mais alta.Quando nossa enquete foi tomada quase um terço dos iranianos estavam ainda indecisos.No entanto,na base da distribuição encontramos um reflexo,de que os resultados reportados pelas autoridades iranianas ,que indicam a possibilidade de que o voto não é produto de fraude generalizada.

    Alguns poderão argumentar que o apoio a Ahmadinejad possa ser reflexo de temores da população local em contrariar o regime.No entanto,a integridade de nossos resultados é confirmada pelas respostas politicamente arriscadas dadas pelos iranianos a uma série de perguntas.Por exemplo,quase 4 em 5 iranianos-incluindo a maioria,adeptos de Ahmadinejad-disseram que queriam mudar o sistema político que lhes dê o direito de eleger o líder supremo do Irã,oque não está atualmente sujeito ao voto popular.Do mesmo modo,iranianos escolheram eleições livres e imprensa livre,como as suas mais importantes prioridades de governo,empatados com a melhoria de sua economia nacional.Estas foram respostas "politicamente corretas"de uma grande parte do público iraniano contra uma sociedade autoritária.

    Com efeito e coerência,entre todos os três de nossas pesquisas ao longo dos últimos dois anos,mais de 70 por cento dos iranianos também manifestaram o seu apoio ao pleno acesso dos inspetores da O.N.U e uma garantia de que o Irã não vai desenvolver ou possuir armas nucleares em troca de ajuda externa e de investimentos.E 77 por cento dos iranianos favoreceu as relações normais e de comércio com os E.U.A,outro resultado consistente em nossos resultados anteriores.

    ResponderExcluir
  32. Iranianos dão seu apoio a um sistema mais democrático,com relações normais com os E.U.A como integrante a seu apoio a Ahmadinejad.Eles não querem que ele continue sua política de linha dura.Pelo contrário,aparentemente os iranianos veem Ahmadinejad com suas posturas duras como o melhor negociador,a pessoa mais bem posicionada para levar uma boa negociação para casa-e não como um persa Nixon a ir a China.

    Alegações de fraude e manipulação eleitoral só vão servir para continuar a isolar o Irã,e é provável que aumente sua beligerância contra o mundo exterior.Antes de outros países,incluindo os Estados Unidos,o salto para que a conclusão de que as eleições iranianas foram fraudulentas,com as graves consequências que tal encargo pode trazer,deve-se considerar todas as informações independentes.O fato pode ser que simplesmente a reeleição do Presidente iraniano Ahmadinejad é oque a gente queria.

    Ken Ballen é presidente do Terror Free Tomorrow:o núcleo de opnião pública,uma instituição sem fins lucrativos que estuda as atitudes em direção ao extremismo.Patrick Doherty é diretor-adjunto do Programa de estratégia Americana da fundação Nova América.Os grupos de maio 11/20,votação consistiu de 1.001 entrevistas em todo o Irã e teve uma margem de 3,1 ponto percentual de erro.

    ResponderExcluir
  33. 1.000.000 e "milhares"

    De início repare no que diz esta reportagem:
    http://maierovitch.blog.terra.com.br/2009/06/18/
    "Com o uso da social network Twitter, os eleitores inconformados conseguiram realizar convocações para a gigantesca manifestação ocorrida ontem(dia 17), com cerca de 1,0 milhão de participantes."

    Dia 17 é ontem pois a reportagem foi postada dia 18.

    Agora vejamos outras reportagens sobre o mesmo ato do dia 17:
    http://www2.opopular.com.br/ultimas/noticia.php?cod=400381

    "Na quarta-feira (17), milhares de partidários de Moussavi reuniram-se nas ruas da capital e marcharam em silêncio pelas praças Haft-i Tir e Enqelab, rumo ao norte da cidade. Não houve registro de incidentes. Muitos manifestantes usaram roupas verdes - a cor da oposição - e carregaram fotos do candidato pró-reformista."

    "Veem a diferença entre 1,0 milhões de participantes" e "milhares de partidários de Mousavi"?"Milhares NÃO é 1 milhão".
    O número de 1 milhão foi divulgado pelo apoiadores de Mousavi e logo desmentido por toda a imprensa mundial pois é uma fraude.Nenhuma reportagem séria divulgou 1 milhão pois seria desmentida.Passou a dizer "milhares".Quantos milhares?Ninguém diz.2.000 manifestantes em tese já são "milhares",pois é "mais de mil".
    Observem em toda a mídia todos só tratam de "milhares".O 1,0 milhão era tão falso que eles não puderam emplacar diante do desmentido mundial.

    ResponderExcluir
  34. e 100.000 contra "milhares"

    Agora vejamos esta reportagem de O Globo:
    http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2009/06/18/mais-de-100-mil-vao-as-ruas-de-teera-em-dia-de-luto-756406236.asp

    "Mais de 100 mil pessoas, muitas delas vestidas de preto, realizaram nesta quinta-feira(dia 17) uma marcha pela capital do Irã, Teerã, no que foi chamado pela oposição de "dia de luto" pelos oito manifestantes mortos em protestos no início desta semana. "

    Qual a fonte de O Globo para números tão precisos?O Globo relata que a matéria vem do portal BBC Brasil.

    O Estadão diz:
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,manifestantes-pro-e-contra-pleito-no-ira-vao-as-ruas-em-teera,388200,0.htm

    "Segundo o correspondente da BBC em Teerã Jon Leyne, pelas imagens da TV estatal iraniana, o ato pró-Ahmadinejad parece ser menor do que o da oposição, mas não é possível confirmar a informação. "

    Ora,o ato pró-Ahmadinejad é "impossível",mais o da oposição a BBC sabe informar milimetricamente o número?

    E diz ainda sobre o protesto da oposição iraniana:"Uma testemunha disse à BBC que o protesto é ainda maior do que o protagonizado pela oposição na segunda-feira. "

    Seria essa "testemunha" a fonte da BBC?testemunha que faz parte da oposição...
    ou teria contado um a um os manifestantes?

    Vê-se que tanto O Globo quanto o Estadão tiveram a mesma fonte-BBC.No entanto o Estadão publicou haver "milhares"enquanto O Globo afirmou ter exatos "100.000".Por que?
    O Estadão tendo os números exatos não os publicaria?ou não eram exatos e por isso publicou "milhares"?

    ResponderExcluir
  35. O IRÃ E OS ERROS DE UM OLHAR OCIDENTAL

    Ler a política iraniana com olhos ocidentais é o primeiro grande erro nestes dias.Respeito pelas tradições que nós chamamos de "nossos póvos"são também a tradição iraniana.Oque está por de trás deste tipo de "cor"revolucionária?Que interesses estão por trás do desejo de criar uma abertura para o Ocidente?

    Jacob David Blinder

    Web YVKE Imprensa (com contribuições de textos Marisela Betancourt e Robinson Zapata)

    Quarta-feira, 17 de junho de 2009. 1:23 pm

    Desde a semana passada após o sucesso esmagador da reeleição do Presidente iraniano Mahmud Ahmadinejad,a imprensa internacional foi consagrado a prioridade os maciços protestos em Teerã apelando à existência de uma alegada fraude eleitoral.O cabeça deste movimento é o candidato derrotado Mir Hussein Mousavi.Oque não se reflete no relatório oque está por trás de Mousavi e interesses representados.

    O senso comum do tema nos faz pensar que qualquer mobilização maciça,fato indiscutível,contra um presidente significa que ele é um ditador e as pessoas estão a exigir sua cabeça por sua política repressiva.

    Leitura de um vulgar e manipulado conflito,muito mais complicado e desconhecido para o interior,mais muito mais conhecido no mundo exterior:os E.U.A em suas repetidas tentativas para desestabilizar qualquer governo na frente e coloca-lo em sua dominação mundial.Além disto,esta nação é uma parte importante no mapa do Oriente médio.

    Por outro lado,a mídia internacional dedica horas,intermináveis linhas e espaços sobre as manifestações contra ele,mas recentemente,também abordou a enorme manifestação em torno de Ahmadinejad.

    Um dos principais erros em que as pessoas geralmente caem,deste lado do planeta é ler os acontecimentos políticos políticos do Oriente com olhos ocidentais.

    Uma das áereas a esse respeito é a de corresponder o papel desempenhado pelo Presidente do Irã para o papel que conhecemos nos nossos países.

    Sem entrar em longas exposições que para além de nós é desnecessário,no entanto saber um pouco sobre este país asiático que não atende aos nossos olhares.

    ResponderExcluir
  36. A Revolução Islâmica de 1.979

    Irã em que estabelece um sistema político republicano, em 1979, devido à eclosão da revolução islâmica liderada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini, que derrubou a monarquia do Xá do Irã que tinha prevalecido por mais de 400 anos.

    Como eixo articulador das diversas facções que participaram da derrubada do Xá, Khomeini desenhou um sistema descentralizado de governo em que nenhum grupo,incluindo o Partido Revolucionário Islâmico foi absolutamente dominante na arena política e assim agiu como árbitro de conflitos que ocorrem no seio da coligação revolucionária.Os princípios básicos da posição externa da revolução iraniana foram independentes, tanto do leste e oeste, a luta contra as superpotências e do poder sionista, apoio para póvos oprimidos em todo o mundo (sobretudo muçulmanos), o anti-imperialismo, o apoio as massas oprimidas.

    Estrutura política da República Islâmica do Irã

    A Constituição iraniana foi aprovado no mesmo ano do triunfo da revolução em 1979 através de um referendo que conquistou 98% dos votos.

    A Constituição estabeleceu uma República Islâmica aprovados em um país onde 98% da população é muçulmana, a maioria xiita e os restantes 2% são divididos entre cristãos e judeus.

    A Constituição iraniana dá as minorias religiosas no país representação política no parlamento. O Irã é o único país muçulmano que dá a população judaica um assento no Parlamento Nacional.

    O poder político é exercido pelo povo através do voto popular. O estado, por sua vez, é realizada no âmbito do Executivo, Legislativo e Judiciário.

    No auge do poder reside o Líder Supremo, Ayatollah Ali Khomeini atualmente, e tem como principais tarefas domésticas e delinear a política externa do país, comanda as forças armadas e declarar a guerra ea paz.

    O presidente é eleito por sufrágio universal a cada 4 anos, também prevê políticas do país, mas não controla as forças armadas.

    No entanto, o órgão mais influente no Irã é o Conselho dos Guardiões. É constituída por 12 membros e tem o dever de interpretar a Constituição, para determinar se leis aprovadas pelo Parlamento relativamente a sharia ou lei islâmica, o parlamento e vetou uma revisão dos candidatos eleitos.

    Sharia é um corpo de regras jurídicas que trata de todos os problemas da sociedade. Estas normas resultam da interpretação dada às disposições legais contidas no Corão e da hadits (tais factos ou atribuída ao Profeta).

    A Assembleia de Peritos é responsável por eleger o Líder Supremo. Reúne-se para uma semana, uma vez por ano e é composto por 86 clérigos eleitos em votação popular para um período de 8 anos.

    O parlamento iraniano é unicameral e é composto de 290 membros eleitos por voto popular a cada 4 anos.

    Um guia para o Ocidente não deve ser

    Estes dados são uma tentativa de derrubar um olhar sobre o conflito no Leste do Irã, precisamente porque a nossa mente ocidental não pode compreender plenamente a não ser que se dediquem totalmente com a sociedade. Mas o que é importante destacar é a nossa fonte de limitação em tratar o problema do Irã, o achado de nossas próprias limitações de análise nos torna conscientes da nossa fácil leitura e manipuladas.

    Na análise referindo-se ao presidente iraniano Ahmadinejad é rotulada como "conservadora". Em contraste com Mir Hussein Musavi é o que qualifica como "reformista".

    Acontece que Ahmadinejad representa o desejo da população iraniana, 62% votaram a favor da ratificação, manter as suas tradições, a sua adesão a leis muçulmanas. Por muito que os nossos olhos vêem algumas tradições ocidentais como para trás, teríamos de perguntar se a tradição ocidental que se impôs, na verdade gerar progresso para a humanidade.
    Não dar o nosso povo e saqueada americano ofendido por não ter que sofrem opressão e da inculcação de uma cultura estrangeira após a conquista do Oeste!

    ResponderExcluir
  37. Temos também de aprender a respeitar as decisões soberanas do povo. O povo iraniano querem manter as suas tradições, sua religião, seus costumes.E não é que a verdadeira cultura iraniana,não foi absorvida com a situação atual.O Irã é um país moderno aonde correm as mesmas vantagens tecnológicas de qualquer outro país.

    Por outro lado, os reformistas Musavi não é nada, mas a "abertura ocidentais", pois quando a ocidentalização do Oriente é uma coisa boa? Isto é o que nos faz acreditar vez desde o norte do país, criando o medo do outro, diferente, que a sua cultura é diferente converte diretamente em um terrorista.

    É realmente boa a abertura ocidental ao Irã?Quem somos nós, ocidentais por força para acreditar que há necessidade de abertura do povo iraniano?


    Uma colorida revolução verde?

    A chamada revolução colorida é um elaborado esquema de subverter a ordem estabelecida,oque depende da utilização de meios de comunicação como propaganda através da internet,poder financeiro ,aconselhamento a oposição por grupos estrangeiros,agêncis de inteligência,mobilizações da juventude ou estudantes,guerra psicológica e de falta de legalidade e constitucionalidade.

    Ideólogos e os seus defensores têm definidos esses processos como uma expressão pacífica dos povos são revelados contra um regime tirânico.

    A cor revoluções são efectivamente um mecanismo de intervenção estrangeira indirecta, uma nova expressão da velha política de "mudança regime" através da qual as grandes potências ocidentais têm procurado, nos países que têm um objectivo estratégico, para alterar o hostil ou pouco fiáveis parceiros para mais dóceis e conforme aos seus interesses.

    Contacte a factores externos e fornecem dinheiro e formação de oposição com o objectivo de que estes irão gerar um efeito multiplicador. Então começou uma série de acções, tais como:



    Ativar novos atores fora do convencional da política, em particular os jovens e estudantes, sem qualquer afinidade ideológica, identificada com os valores e padrões de consumo da sociedade (música, moda, estilo de vida).


    Uso de simbolismo e slogan que irá ajudar a expandir o movimento e não por convicção política ou como uma onda da moda (roupas de uma cor, bandeiras, placas).


    Endereço da não-violência e desobediência pacífica, juntamente com várias manifestações rua até desencadear um evento levando ao colapso do Estado.


    Usando os meios electrónicos para gerar rápida concentrações.


    A pressão internacional por uma exortação para que respeitem os direitos humanos dos manifestantes.


    Negar o governo democrático que é internacionalmente denunciando um governo produto da fraude eleitoral e que é uma ditadura.

    Algumas semelhanças com manifestações opostas a Ahmadinejad não é um produto de mera coincidência.

    Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano citado pela European embaixadores' interferência '

    Os embaixadores da Alemanha, Itália, Reino Unido, França e Países Baixos, foram convidados sobre a "interferência" nos seus países nos assuntos internos do Irão, desde a última eleição presidencial no país, o ministério disse em uma declaração liberada terça-feira.



    PressTV / Web YVKE Press, Traduzido do Inglês por Ivana Cardinale

    ResponderExcluir
  38. A GRANDE PESQUISA QUE APONTOU MOUSAVI NA FRENTE DE AHMADINEJAD

    Durante toda a campanha presidencial iraniana todas as pesquisas de intenção de voto davam a Ahmadinejad uma larga vantagem sobre Mousavi.Pesquisas feitas pelos órgãos mais diferentes-TV estatal iraniana,BBC,CNN,Washington Post,Al Jazeera e tantas outras.Todas apontando Ahmadinejad com cerca de 60 por cento dos votos e Mousavi com cerca de 30 por cento.Bem próximo a eleição essas mesmas pesquisas apontaram uma subida de Mousavi que chegou a 40 por cento,porém Ahmadinejad prosseguia bem na dianteira com 60 por cento das intenções de voto.Porém faltando cerca de duas semanas para a votação,praticamente toda a mídia deixou de divulgar as pesquisas e passou a apenas divulgar notas como esta:
    "Ahmadinejad e Mousavi disputam a dianteira nas eleições no Irã"
    Isto dá a entender que disputam palmo a palmo,quando na verdade há uma grande diferença-Mosauvi com 40 por cento e Ahmadinejad com 60 por cento.
    Por que não quiseram divulgar a pesquisa?Por que do nada as pesquisas sumiram da pauta do dia aonde sempre estiveram tão presentes durante toda a campanha?
    Porém,em cima das eleições a mídia em peso passou a comentar uma pesquisa que mostrava Mousavi na frente de Ahmadinejad!Estaria Mousavi ultrapassando e ganhando a dianteira rumo a vitória?!
    Estaria "coroada" a revolução verde?
    Poucos disseram porém que todas as redes e institutos mantiam suas previsões de que Ahmadinejad liderava com 60 por cento e Mousavi com 30-40 por cento.
    Então de onde surgiu a pesquisa que mostrara Mousavi agora na liderança?
    O jornal "Estadão"nos dá a resposta:
    http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,ira-adia-fechamento-dos-colegios-diante-de-grande-participacao,386386,0.htm

    "Um destacado aliado do candidato oposicionista moderado Mir Hossein Mousavi disse que ele está prestes a derrotar o presidente linha-dura Mahmoud Ahmadinejad. Sadegh Kharazi, aliado do ex-primeiro-ministro Mousavi, disse à Reuters que pesquisas feitas pelos reformistas mostraram que ele estava conseguindo votos suficientes para vencer já no primeiro turno. "Posso dizer, com base em nossas pesquisas, que Mousavi está obtendo entre 58 e 60% dos votos e nós somos os vencedores", disse ele."

    Eis a fonte "neutra e isenta"da pesquisa que mostrou Mousavi na frente-os partidários do própio Mousavi!!!

    Essa pesquisa que a mídia passou a expor enquanto escondia todas as pesquisas independentes que mostravam Ahmadinejad na liderança folgada.

    Silenciando e querendo nos "enfiar goela a baixo"essa pesquisa dos partidários de Mousavi,a mídia preparou o terreno para nos fazer acreditar que a eleição foi uma fraude.

    Fraude foi essa pesquisa!

    Ahmadinejad liderava sempre em todas as pesquisas,por que só a pesquisa de Mousavi teria crédito?Mais crédito que todas as demais?

    ResponderExcluir
  39. POR QUE OS E.U.A SE INQUIETAM

    A administração Obama mostra sua face no golpe no Irã contra o presidente Ahmadinejad e na "proposta"de ajuda pela "liberdade"na Venezuela e na Bolívia.Numa crise econômica,moral e política os E.U.A voltam a ofensiva,embora mais discretos,principalmente receosos da união entre as grandes economias emergentes-os BRIC.

    PAÍSES DO BRIC COBRAM MAIS PODER NAS INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS

    http://ultimosegundo.ig.com.br/economia/2009/06/17/paises+do+bric+cobram+mais+poder+nas+instituicoes+internacionais+6782916.html

    As quatro maiores economias emergentes, Brasil, Rússia, Índia e China (os Brics), vão atuar de forma coordenada na reforma do sistema financeiro e exigem mais poderes para os países em desenvolvimento nas instituições financeiras internacionais e na Organização das Nações Unidas (ONU). A decisão foi tomada na noite de ontem, ao término da primeira cúpula dos Brics, em Ecaterimburgo, na Rússia.
    O objetivo da estratégia é reforçar a posição dos quatro países, em especial para a próxima reunião do G-20 (grupo dos 20 países mais industrializados), marcada para Pittsburgh, nos Estados Unidos, em setembro. Antes, será aplicada no encontro dos sete países mais ricos e a Rússia (G-8), no mês que vem, na Itália.

    O anúncio da cooperação foi formalizado na declaração oficial do evento e reafirmado em entrevistas dos líderes políticos do bloco. O texto, com 16 itens, é conclusivo sobre as pretensões dos Brics em relação aos parceiros industrializados. "As economias emergentes e em desenvolvimento devem ter mais voz e representação nas instituições financeiras internacionais e seus líderes e diretores devem ser designados por meio de processos seletivos abertos, transparentes e baseados no mérito."

    ResponderExcluir
  40. Nos demais tópicos, os Brics pedem uma arquitetura econômica amparada na democracia, em bases sólidas e reguladas e clamam pela reabertura das negociações da Rodada Doha. Pedem, ainda, apoio aos países pobres e o suporte às energias renováveis. Em declaração anexa sobre segurança alimentar, os Brics defenderam a transferência de tecnologia para a produção de biocombustíveis e o desenvolvimento técnico da produção agrícola.

    A ênfase, contudo, foi voltada para a cooperação para a reforma do sistema financeiro. O documento, porém, deixou de fora duas importantes iniciativas de Moscou: um papel menor para o dólar e uma moeda supranacional como reserva de valor .

    Ao término do evento, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, explicitou a intenção de organizar uma estratégia comum. "Vamos coordenar o nosso trabalho e discutir os parâmetros de uma nova arquitetura financeira", afirmou o chefe de Estado.

    Segundo Medvedev, os presidentes dos bancos centrais e os ministros de Finanças, de Energia e de Agricultura dos quatro países farão encontros periódicos para organizar as estratégias comuns. E, em 2010, uma nova cúpula deverá ser realizada no Brasil. "Vamos incumbir os presidentes de bancos centrais e os ministros de Finanças de prepararem ideias e sugestões vitais para elevar a cooperação ao nível mais alto."

    Horas antes, em encontro com Medvedev, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez uma declaração no mesmo tom. "Esta crise exige um pouco mais de ousadia para que discutamos o papel das organizações internacionais e dos Brics."

    Lula ainda pediu mais interação e mais reuniões entre Brasil e Rússia. O presidente afirmou, com a aprovação do colega russo, que a crise atual "recupera o papel do Estado".

    ResponderExcluir
  41. Encerrado o evento, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, deu mais detalhes sobre a cúpula, que também teve a participação do presidente da China, Hu Jintao, e do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.

    "Os Brics poderão agir de forma conjunta, sobretudo em termos financeiros", ratificou Amorim. "Não significa que em tudo vamos ter posições comuns. Mas em reuniões do G-20, em encontros sobre temas econômicos e financeiros certamente haverá um esforço para continuar e aprofundar o esforço feito hoje."

    Analistas afirmam que a semelhança entre os quatro países do Bric praticamente se resume ao robusto crescimento econômico dos últimos anos. Suas posições políticas e prioridades globais diferem muito e diplomatas se perguntam se o fórum poderia impulsionar posições fortes e unidas.

    FRAQUEZA

    A cúpula dos Brics também confirmou a preocupação crescente dos emergentes em traduzir sua força econômica em influência política, lançando-se como contrapeso às posições dos sete países mais ricos. Amorim afirmou que o presidente Lula manifestou aos colegas preocupação com o suposto esvaziamento do G-20.

    Mais cedo, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, discordara de Amorim ao dizer que o "G-8 não morreu", que a cooperação é crescente e "o G-5 será um parceiro integral do G-8". Mas demonstrou sintonia sobre a falta de força dos emergentes entre as maiores economias.

    ResponderExcluir
  42. WASHINGTON NÃO PODE MANDAR EM TUDO

    http://virgiliofreire.blogspot.com/

    Por Michael Hudson

    14 jun. 2009

    Desafiar os Estados Unidos será o principal foco das reuniões em Yekaterinburgo, na Rússia, na segunda e terça-feira, para o presidente chinês Hu Jintao, o Presidente russo, Dmitry Medvedev e outros líderes das seis nações da Organização de Cooperação Xangai. A aliança inclui Rússia, China, Cazaquistão, Tajiquistão, Quirguistão e Uzbequistão, e status de observador para o Irã, Índia, Paquistão e Mongólia.

    Os participantes asseguraram a diplomatas americanos que o desmantelamento da hegemonia financeira e militar dos Estados Unidos não é o seu objetivo. Eles simplesmente querem discutir a ajuda mútua - mas de uma forma em que não haja qualquer papel para os Estados Unidos. Ou para o dólar como veículo de trocas comerciais entre estes países.

    A reunião é uma oportunidade para a China, Rússia e Índia conseguirem "construir uma ordem mundial cada vez mais multipolar", como Medvedev expressou em um discurso em São Petersburgo este mês. O que ele quis dizer foi o seguinte: chegamos ao nosso limite de subsidiar os Estados Unidos em seu cerco militar da Eurásia, e ao mesmo tempo, permitir que os Estados Unidos continuem a se apropriar de nossas exportações, nossas empresas e imóveis em troca de papel moeda de valor questionável. "O sistema unipolar mantido artificialmente", disse Medvedev, foi baseado em "um grande centro de consumo, financiado por um déficit crescente e cada vez maior endividamento, uma moeda de reserva forte que já não o é mais, e um sistema prevalente de avaliação de ativos e riscos".

    Atentos observadores da América, mesmo que eventualmente não sejam gestores eficientes de suas próprias economias, esses países argumentam que a causa da crise financeira global é que os Estados Unidos produzem pouco e gastam muito. Especialmente incômoda é a despesa militar dos Estados Unidos - como a ajuda militar à Geórgia ou a presença nos países petrolíferos do Oriente Médio e da Ásia Central - utilizando dinheiro que cabe aos bancos centrais estrangeiros reciclarem.

    ResponderExcluir
  43. O consumo excessivo dos cidadãos americanos, a aquisição de empresas estrangeiras por americanas, e os dólares que o Pentágono gasta no exterior, tudo acaba nos Bancos Centrais. Estes governos enfrentam uma escolha difícil: ou reciclar os dólares de volta para os Estados Unidos comprando títulos do Tesouro ou deixar que o "mercado livre" valorize suas moedas em relação ao dólar - o que torna os preços das suas exportações inaceitáveis nos mercados mundiais, criando desemprego doméstico e falência de empresas. Os mercados no estilo americano os aprisionam em um sistema que os força a aceitar dólares de forma ilimitada. Eles querem dar um basta a isso.

    O que significa criar uma alternativa. Em lugar de fazer apenas "mudanças cosméticas, como alguns países e, talvez ate os próprios organismos financeiros internacionais podem querer", Medvedev concluiu no seu discurso em São Petersburgo: "O que precisamos são instituições de um tipo completamente novo, em que não haja o domínio de países ou questões políticas e econômicas especificas."

    Para começar, os seis países pretendem implantar o comércio entre eles usando suas próprias moedas, de modo a obter o benefício do crédito mútuo, em vez de dá-lo para os Estados Unidos Nos últimos meses a China assinou acordos bilaterais com Brasil e a Malásia para realizar trocas em renminbi em vez do dólar, libras esterlinas ou euros.

    Muitos estrangeiros vêem os Estados Unidos como uma nação sem lei. De que outra forma caracterizar um país que exige um conjunto de leis para os outros - sobre a guerra, pagamento da dívida e tratamento de prisioneiros - mas não os aplica?

    Os Estados Unidos são o maior devedor do mundo, e ainda assim tem evitado os inconvenientes de "ajustamentos estruturais" que foram impostos às outras nações endividadas. As reduções nas taxas de juros e na carga tributaria nos Estados Unidos realizadas em meio a déficits comerciais e orçamentários que estão explodindo são vistos como o maximo da hipocrisia, tendo em vista os programas de austeridade que Washington impôs aos outros países através do Fundo Monetário Internacional e outros meios.

    ResponderExcluir
  44. Não é nenhum mistério para eles como os Estados Unidos se mantém acima da lei. Os outros países vêem um sistema financeiro baseado em bases militares americanas ao redor do globo. O FMI, Banco Mundial, Organização Mundial do Comércio e outros delegados de Washington são vistos como vestígios de um império americano que não consegue mais se impor através do poder econômico, e que ficou apenas com o poder militar. Vêem que esta hegemonia não pode continuar sem receitas adequadas e estão buscando acelerar a falência da ordem mundial americana financeiro-militar. Se a China, a Rússia e os seus aliados conseguirem seu objetivo, os Estados Unidos terão de parar de viver às custas da poupança dos outros, e não terão mais os meios para seus ilimitados gastos militares.

    Os Estados Unidos pediram para enviar representantes para Yekaterinburgo como observadores. Receberam um não. É uma palavra que os americanos irão ouvir cada vez mais no futuro.

    O autor é professor de Economia da Universidade de Missouri

    ResponderExcluir
  45. POR QUE OS E.U.A SE INQUIETAM-2

    A influência regional do Irã e com ela a da Rússia e China no Oriente médio aumentou ainda mais ultimamente fruto das mudanças geopolíticas globais com a ascenção dos países emergentes e a crise que afeta principalmente o Primeiro mundo e tem nos Estados Unidos,o seu coração.
    Israel ainda mais depois da eleição do conservador Beijamin Netanyahu se torna ainda mais um pária isolado no Oriente médio e sem credibilidade alguma para opinar em oque quer que seja.
    A cartada de Obama é a causa palestina,o único modo de recuperar os laços com os países árabes e em especial com a Arábia Saudita,estremecidos pelo Bushismo.
    A França de Sarkozy também está pronta para recuperar terreno embora também venha tendo que ceder,pois suas posições a tempos estão caindo,hoje tem seu trunfo no Fatah na Cisjordânia e na dinastia Hariri no Líbano.
    Sarkozy,Obama,Arábia Saudita e Israel neste momento se unem contra a ascenção regional do Irã.
    Dois acontecimentos recentes trouxeram o alarme vermelho a Washington.Reunidos lado a lado os presidentes do Irã e do Iraque juraram "aliança mútua e sem limites"e endossaram"os E.U.A fora do Iraque".A retirada é inevitável,mais o Irã demonstrou que o futuro do Iraque pós-Saddam está agora se distanciando cada vez mais de Washington.
    E os Presidentes de Irã e Paquistão assinaram a construção de um grande gasoduto que sairá do Golfo Pérsico atravessando os dois países e irá abastecer a gigante Índia.Juntamente com o títere de Washington,o Presidente Karzai do Afeganistão assinaram um "tratado de segurança"e disseram que desejam "os E.U.A fora da Ásia Central".De miúdo a Índia se levanta dando suporte ao Irã e fortalecendo seu pedido de ingresso a SCO(Cooperação de Xangai).
    A essa reviravolta que inclui a retirada de "tropas da O.N.U"do cáucaso fazendo a Rússia usar seu poder veto no Conselho de segurança das O.N.U,Washington respondeu com a tentativa de desestabilizar o Irã que se ergue.

    ResponderExcluir
  46. CONSELHO DE GUARDIÕES ADMITE QUE HOUVERAM IRREGULARIDADES EM ELEIÇÕES NO IRÃ

    Observemos:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1202563-5602,00-CONSELHO+DE+GUARDIAES+ADMITE+IRREGULARIDADES+EM+ELEICAO+NO+IRA.html

    Essas irregularidades são nas urnas apuradas pelo conselho em que os candidatos puseram em suspeição,tais urnas não chegam a 12% do total e essas irregularidades são comuns e frequentes em eleições ainda problemáticas como no Irã,mais não desqualificaam o resultado final-a vitória com ampla vantagem de Ahmadinejad.E não diz a notícia em favor de que candidato foram as fraudes.
    3 milhões é um número respeitável,mais não altera o resultado final.E não altera a verdade de que Mousavi é um golpista mentiroso,jamais esteve sequer perto de empatar com Ahmadinejad.
    Cada um tem sua opnião,longe de mim querer que vocês simpatizem com Ahmadinejad ou com a Teocracia iraniana,mais oque não dá é se deixar manipular pela mentira da mídia.MOUSAVI JAMAIS TEVE CONDIÇÕES DE GANHAR.Apelo a seus corações e mentes para oque acompanharam durante todo o processo eleitoral que sempre mostrou larga vantagem de Ahmadinejad,já mostrei que a ÚNICA pesquisa que mostrou Mousavi na frente não tem credibilidade pois foi feita pelos partidários do própio Mousavi enquanto as outras foram feitas pelos mis diversos órgãos ao redor domundo,mesmo redes anglo-americanas como a BBC e a ABC News sempre mostraram Ahmadinejad na frente com ampla vantagem.
    Essas irregularidades,todos sabemos que são comuns em uma eleição aonde ainda imperam lideranças locais(nós não temos coróneis e milícias?)e o voto ainda é de papel,mais que no geral a vontade do eleitor foi mesmo reeleger Ahmadinejad.
    Não podemos permitir que os E.U.A e a mídia corporativa "reinventem"a verdade a seu bel-prazer.

    Se nós apoiamos um golpe ocidental contra um regime que não é perfeito,mais que foi legitimado pelo seu povo,se nós nos julgamos acima do povo iraniano então somos tão ditatoriais quanto aqueles que julgamos combater.
    E não se enganem as armas usadas hoje no Irã contra Ahmadinejad tb serão usadas contra nós,quando os votos de vcs forem calados pela mídia lembrem-se de que posição tomaram hoje e que tipo de força vocês estão dando credibilidade.

    Bem,de acordo com esta notícia postada pelo nosso amigo aí,ainda é 10% e não 12%,vamos relevar pois os órgãos de imprensa sempre divergem um pouco:
    http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1202563-5602,00-CONSELHO+DE+GUARDIAES+ADMITE+IRREGULARIDADES+EM+ELEICAO+NO+IRA.html
    Mais 3 milhões não é muito não,tem mais de 3 milhões de habitantes só na zona oeste do Rio de Janeiro,será que estes representariam 10% dos votos numa nação populosa como o Irã?

    Pra quem ainda não conhece
    Eis o Irã na Wikipédia,leiam já dá pra conhecer o básico sobre o país!:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ir%C3%A3o

    ResponderExcluir
  47. EIS A NOTÍCIA

    Posto aqui a notícia que opinei no tópico anterior,caso não desejem clicar no link:


    Conselho de Guardiães admite irregularidades em eleição no Irã

    Porta-voz diz que houve mais votos que eleitores em 50 cidades.
    Segundo ele, votos excedentes somam mais de 3 milhões.

    O Conselho de Guardiães do Irã admitiu que na eleição presidencial do dia 12 de junho aconteceram irregularidades, segundo informa o site do canal estatal de televisão "Press TV".


    De acordo com a nota divulgada neste site, um porta-voz do conselho, Abbas-Ali Kadkhodaei, admitiiu que em 50 cidades houve mais votos que eleitores quando falava no canal estatal Irib, no domingo (21).



    No total, isso levaria a mais de 3 milhões de votos a mais na eleição. “Ainda está por ser determinado se esta quantidade é decisiva para os resultados da eleição”, disse.



    Leia outras reportagens sobre a eleição no Irã



    Kadkhodaei mencionou a irregularidade quando contestava a acusação de um candidato derrotado, Mohsen Rezaei, de que o número de votos teria excedido o total de eleitores em 170 cidades. “As estatísticas apresentadas por Mohsen Rezaei, em que ele afirma que mais de 100% dos eleitores votaram em 170 cidades não são precisas – o incidente aconteceu em apenas 50 cidades”, disse o porta-voz.



    Protestos

    A oposição contesta os resultados das urnas, que reelegeram o presidente conservador Mahmoud Ahmadinejad. O candidato derrotado Mir Houssein Moussavi pediu neste domingo a seus seguidores que continuem protestando contra o resultado das urnas, mas mostrando "moderação".


    Os protestos desde a vitória do presidente Mahmoud Ahmadinejad já mataram pelo menos 18 pessoas -10 delas apenas no sábado.

    "Em seus protestos, continuem a mostrar moderação. Espero que as forças armadas evitem causar danos irreversíveis", diz o comunicado publicado no site de Moussavi .


    Ele também condenou a suposta prisão em massa de partidários durante os atos de sábado.



    No sábado, o Conselho de Guardiães anunciou que vai recontar aleatoriamente 10% dos votos.



    "Ainda que o conselho não seja legalmente obrigado, estamos prontos para recontar 10% dos votos ao acaso, na presença de representantes dos três candidatos derrotados", disse naquele dia o porta-voz do conselho, depois de reunião com oposicionistas.

    Os clérigos que compõem o Conselho de Guardiães já haviam falado sobre a possibilidade de recontagem parcial de votos, mas também tinham descartado anular o resultado eleitoral.

    ResponderExcluir